Categoria: Empacotamento

15 de abril de 2019

5 vantagens do dosador industrial volumétrico de canecas giratórias

As vantagens de ter uma empacotadora todo mundo conhece. Afinal, a automação diminui a necessidade de mão de obra e permite aumentar a capacidade produtiva, trazendo mais rentabilidade ao negócio. Para isso, a empacotadora possui acessórios específicos e adaptáveis a cada realidade, como o dosador industrial volumétrico de canecas giratórias.

Como o dosador volumétrico funciona?

 

Composto por dois discos paralelos giratórios com 4, 5 ou 6 canecas dosadoras, ele fraciona produtos sólidos finos e granulares (não em pó). A regulagem de volume é feita através do fechamento ou abertura telescópica das canecas, com acionamento manual ou motorizado, de acordo com a configuração da empacotadora.

 

 

O regime de trabalho (giro do dosador) pode ser intermitente ou contínuo, conforme a aplicação e o produto a ser empacotado. Os materiais utilizados na fabricação do dosador volumétrico também variam e são selecionados com base nas características dos produtos empacotados. As opções são em aço inoxidável, ligas de alumínio ou mesmo de polímeros.

Mesmo sendo volumétrico, o sistema de alimentação tem a função de enchimento das canecas com regularidade ao longo do seu funcionamento. É isso que contribui para que os produtos empacotados tenham praticamente o mesmo peso.

A grande vantagem do dosador volumétrico é que, por possuir várias canecas, o tempo de enchimento de cada uma delas é de até três ciclos da empacotadora, mantendo a regularidade e precisão no peso fracionado. Assim, as principais vantagens do dispositivo são:

Dosagem de regularidade

Design para limpeza fácil

Acionamento controlado por inversor de frequência

Canecas de dosagem ajustáveis para controlar o volume

Controle individual de todas as funções, integradas no CLP da empacotadora

 

Produtos que podem ser fracionados

 

O dosador volumétrico é ideal para fracionar açúcar cristal, açúcar refinado, farinha de milho média, farinha de mandioca grossa, aveia, alpiste, painço, trigo para kibe, quirela de milho, areia para gato, raticida e formicida, produtos químicos, e outros produtos com características similares.

As empacotadoras da Indumak que operam com o dosador de canecas são as dos modelos MG-1000, MG-8000, MG-250, MG-320, MM-250, MM-5000, DG-4 e MINI. Um sistema simples e eficiente, com tecnologia otimizada, robusta, confiável, de baixa manutenção e pouco desgaste. Condições essenciais para garantir a regularidade no processo de empacotamento e um produto final com a qualidade que seu cliente procura.

Além dos dosadores de canecas, existem outros modelos, desenvolvidos para os diferentes tipos de produtos. E se você trabalha com produtos sólidos irregulares, acesse também >> Por que você precisa de um dosador de múltiplos cabeçotes?

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin