Categoria: Empacotamento

21 de junho de 2022

Empacotadora de café: veja como escolher o equipamento ideal e preservar a qualidade desse produto

Para que o café passe pelo coador espalhando aquele aroma irresistível, é necessário todo um processo de produção de excelente qualidade. A partir do plantio, o café passa por diversas etapas antes de sua torrefação e classificação, que antecedem o empacotamento.

Suas propriedades precisam estar intactas até a hora do preparo, e a qualidade da etapa do empacotamento é fundamental para garantir suas características de origem.

Um investimento em equipamentos automáticos para o setor de empacotamento requer um planejamento futuro para você ter a certeza de que o equipamento adquirido atenderá as suas demandas de hoje e as suas expectativas de um futuro próximo, de acordo com o crescimento pretendido.

Leia também: Como evitar danos causados pela umidade em alimentos por meio da embalagem

Como escolher o modelo ideal de empacotadora de café

Para o segmento de café, existem diversos tipos de máquinas empacotadoras que atendem as necessidades desse produto.

Para a definição do modelo ideal para a sua indústria, relacionamos alguns pontos que precisam de atenção.

  • Produção diária: o abastecimento de produto definirá a performance do equipamento ideal para o seu negócio. Essa informação poderá direcionar para um equipamento mais econômico que seja para volume menos massivo, ou para outro de alta performance que seja para fluxo de produção maior.

 

  • Tipo de embalagem: a conservação do produto faz a diferença na hora de definir o equipamento de empacotamento automático e o dosador. Preservar a qualidade do pó ou do grão do café é muito importante; por esse motivo, são produzidos sacos laminados com várias camadas.

 

Leia também: Quase são as vantagens das embalagens metalizadas e laminadas?

 

  • Tipo de pacote: o tipo de pacote pode proporcionar uma boa economia de custos a longo prazo, como no caso do modelo almofada. Mas, lembre-se de que ela representa a sua marca no ponto de venda e deve transmitir o que a marca deseja para o seu tipo de consumidor. O pacote com 6 ou 7 soldas é muito comum em pacotes de café, com o alinhamento e a comunicação em 4 lados do pacote, ganhando destaque no ponto de venda pelo seu posicionamento na vertical.

 

  • Tipo de solda: para a qualidade do produto embalado, ele precisa ter as soldas fortes, à prova de vazamentos e entrada de oxigênio. Esse tipo de produto exige pacotes consistentes para a integridade exigida pelos consumidores.

 

Leia também: Os tipos de plástico e as técnicas de solda para cada um deles

 

  • Tempo de setup: de acordo com a produtividade desejada e as horas trabalhadas, devem ser avaliados os detalhes de setup do equipamento. Afinal, para alcançar a eficiência total, o equipamento deve facilitar as trocas, com economia de tempo e de mão de obra.

 

  • A confiabilidade: uma máquina bem projetada e com componentes de primeira linha, ajuda na economia de filme e de outros consumos, além de garantir o tempo de produção.

 

  • Suporte e venda de peças: atendimento próximo e rápido evita o tempo de inatividade da máquina. Peças de reposição e consumíveis possuem um ciclo de vida útil de acordo com a atividade do equipamento. Um time de especialistas à sua disposição é importante para o desempenho produtivo e a vida útil da máquina.

Saiba como preservar o aroma e o sabor do café por meio de atmosfera modificada

Outro ponto importante e que faz a diferença para manter a qualidade do produto é combater os inimigos do café: o oxigênio, a umidade e a luz solar.

O método mais utilizado é o feito pela Atmosfera Modificada. Com a inserção de gás inerte (nitrogênio ou um mix de gases) no pacote durante o processo de formação da embalagem, o oxigênio é deslocado, permitindo que a qualidade do café seja preservada, consequentemente obtendo um shelf life mais longo.

Entenda porque as empacotadoras automáticas para café são as mais indicadas

Existem ainda inúmeras razões pelas quais as empacotadoras automáticas são consideradas necessárias para a embalagem de café, como:

  • Economia
  • Redução de desperdícios
  • Redução de mão de obra
  • Confiabilidade
  • Controle de peso
  • Aumento de produção

O preço de uma empacotadora automática para café está vinculado a todos os pontos destacados acima, e a confiança na máquina e na marca é de grande importância para você investir em atributos e benefícios que vão além da tecnologia.

O relacionamento próximo com um pós-venda ágil e que tenha conhecimento técnico também valoriza o seu produto diante do consumidor.

Com a Indumak, você tem tudo isso.

Para saber o modelo de máquina empacotadora de café ideal para a sua necessidade, entre em contato com os nossos especialistas e conheça as condições de financiamento para o seu negócio.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin