furos-nas-embalagens

Categoria: Empacotamento

6 de dezembro de 2018

Como diminuir problemas ocasionados pelos furos nas embalagens

O mercado tem enfrentado dificuldades no empacotamento de farináceos, por conta dos vazamentos do produto causados, em parte, pelos furos nas embalagens realizados para retirada do ar. A boa notícia é que esse problema tem solução! O dispositivo de microfuros foi desenvolvido para diminuir este tipo de vazamento, garantindo uma melhor aparência para o pacote.

 

Uma observação

 

Os furos nos pacotes não podem deixar de ser aplicados, devido ao grau de importância destes no processo de enfardamento, etapa em que a Indumak também atua.  Os furos permitem que as esteiras que antecedem a enfardadeira retirem grande parte do ar do pacote, deixando o fardo justo e estável para a paletização, além da economia no consumo de plástico na confecção dos fardos.

 

Aparência e Vantagens

 

As embalagens possuem diferenças notáveis quando comparamos os furos realizados por agulhas (rolo furador convencional) e os furos realizados pelo conjunto com microfuros.

Perceba as diferenças mostradas nas figuras.

Aplicação do Rolo furador convencional (agulhas) – escala 0,5 mm

empacotamento-de-farináceos

Aplicação do Micro furos – escala 0,5 mm

empacotamento-de-farináceos

 

Além da melhoria nas embalagens de produtos em pó ou farináceos, o microfuro trouxe outra vantagem para os cereais: a redução drástica de infestação cruzada.

Testes realizados pela Engenharia de Aplicação comprovaram que as embalagens que utilizam o microfuro são mais resistentes à contaminação por caruncho – infestação cruzada, exceto aquelas em que o produto já continha presença de pragas antes do processo de empacotamento.

 

Recomendações na Aplicação

 

Por possuir dois conjuntos perfuradores, a embalagem final fica com duas marcações de furação, diferente do furador de agulhas, que possui apenas um conjunto de perfurador.

No caso do furador de microfuros, devido aos furos dos pacotes serem menores (cerca de 1/5 do tamanho de um furador convencional, de agulhas), é necessário um tempo maior para retirar o ar da embalagem. Para acelerar este processo, é recomendável o uso de esteira pressora.

 

empacotamento-de-farináceos

 

Outro cuidado importante é com a instalação do conjunto. Ele deve estar preferencialmente virado para baixo, evitando assim o acúmulo do produto na ferramenta de perfuração. Já o furo deve ser feito sempre de dentro para fora da embalagem. Isso vai garantir que os furos se tornem uma espécie de válvula, permitindo assim a saída do ar quando o pacote é pressionado.

Com estas dicas, sua empresa terá um produto final de melhor qualidade, e as etapas de enfardamento e, quando houver, de paletização, se tornarão mais eficientes.

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin