Categoria: Empacotamento
Mercado de snacks: aumenta a busca por uma alimentação mais saudável
Nos últimos anos, temos observado uma crescente conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
Cada vez mais pessoas estão buscando consumir alimentos orgânicos e naturais, livres de substâncias químicas prejudiciais à saúde.
Continue a leitura e entenda mais sobre essa tendência e como ela está impactando o mercado de snacks.
Alimentação saudável: orgânicos em alta
De acordo com o “Panorama do consumo de orgânicos no Brasil”, uma pesquisa realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica e a Unir Orgânicos, o consumo de alimentos orgânicos cresceu 63% em 2021, em comparação com 2019.
Se olharmos mais para trás, em relação a 2017, o aumento chega a 107%. Isso demonstra que cada vez mais brasileiros estão optando por produtos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.
Para atender a essa crescente demanda por alimentos orgânicos, o número de unidades produtoras cadastradas no Ministério da Agricultura já ultrapassa 25,5 mil e continua a crescer.
Esse aumento reflete o interesse e o comprometimento dos produtores em oferecer opções mais saudáveis aos consumidores.
A busca por ingredientes naturais e sustentáveis
Hoje, os consumidores estão de olho nos rótulos dos produtos, procurando por alimentos com ingredientes naturais, orgânicos, veganos e livres de substâncias químicas prejudiciais.
A preocupação com a saúde e o meio ambiente tem impulsionado a busca por produtos que atendam a esses critérios.
Leia também: Rotulagem de alimentos: veja as novas regras exigidas pela Anvisa
Mercado de snacks saudáveis
Os consumidores estão dando um passo importante em direção a uma vida mais saudável, começando pela escolha consciente dos alimentos que consomem, impactando o mercado dos snacks.
Em 2023, o setor está avaliado em R$ 7 bilhões e a tendência é que continue crescendo nos próximos anos.
Atualmente, uma variedade de snacks saudáveis têm ganhado espaço nas prateleiras dos supermercados, com ingredientes de qualidade e sem abrir mão do sabor.
São biscoitos, cookies e sequilhos de tapioca, sem glúten, sem lactose, sem gordura trans e sem aditivos artificiais, com sabores únicos, funcionais e saudáveis.
Abaixo, relacionamos os produtos que se destacam no mercado:
- Biscoitos: de arroz, de amêndoas, tapioca, de castanha, quinoa, gergelim, spirulina, tomate, alecrim, com coco e maçã com canela.
- Cookies: nos sabores chocolate, tradicional e sortido, que inclui sabores como gengibre, nozes, amendoim, coco com cobertura de chocolate e amendoim com cobertura de chocolate.
- Sequilhos: nos sabores coco, nata, laranja, coco e cacau.
- Chips e granolas: chips de vegetais desidratados, como mandioquinha, batata-doce, brócolis, beterraba, cenoura, inhame e abóbora; granolas de cebola e salsa, chocolate e frutas.
- Snacks de pipoca: de alho, castanha, ervilha e gengibre.
- Mix de amendoim crocante: com frutas desidratadas, milho, damasco seco, pistache, nozes e ameixa seca.
- Biscoitos de polvilho: com opções doces e salgadas, como parmesão, pimenta, azeitona, páprica, batata-doce, canela, natural, cúrcuma, linhaça, ervas finas, quinoa e amendoim.
Leia também: Tudo sobre o empacotamento de snacks: como destacar seu produto e mais
Tecnologia no mercado de snacks
Na busca pela excelência na qualidade e durabilidade dos snacks, a tecnologia desempenha um papel central.
Para garantir um empacotamento eficaz e preservar as características dos snacks, o acondicionamento é realizado com o apoio da tecnologia de injeção de gás inerte, que substitui o oxigênio pelo nitrogênio no interior da embalagem.
Esse processo preserva as propriedades nutricionais dos alimentos, ao mesmo tempo que assegura que a característica crocante seja mantida por um período muito mais longo.
Automação na indústria de snacks
À medida que a demanda por snacks saudáveis continua a crescer, a automação se torna um fator-chave para atender às expectativas dos consumidores.
Equipamentos modernos podem embalar uma grande quantidade de snacks em um curto período de tempo, minimizando erros operacionais e garantindo uma produção consistente.
Além de contar com um controle preciso sobre o processo de empacotamento, resultando em produtos finais de alta qualidade.
A dosagem precisa, a selagem adequada e a proteção contra contaminação são aspectos que a automação aprimora, garantindo snacks frescos e saborosos.
Leia também: Automatização da linha de produção
Conte com a Indumak para o empacotamento de snacks
Com mais de seis décadas de tradição no mercado, a Indumak é líder brasileira no empacotamento vertical, com mais de 8.500 clientes atendidos no Brasil e no mundo.
Por meio da utilização dos recursos tecnológicos disponíveis nos equipamentos Indumak, sua indústria poderá alcançar um significativo aumento na produtividade, assegurando mais qualidade, eficiência e tecnologia integrada ao processo de fabricação dos seus produtos.
Se você deseja saber mais sobre as soluções de automação da Indumak ou solicitar um orçamento personalizado para o seu negócio, entre em contato com nosso time de especialistas.