Categoria: Inovação, Processos

13 de junho de 2023

Automatização da linha de produção

Como uma chave para o crescimento, a automatização das linhas de produção é indispensável para impulsionar a produtividade na indústria atual.

Desde a alimentação dos produtos até o envolvimento final do pallet pronto, a integração de linhas automatizadas oferece rapidez e precisão aos processos da área fabril, resultando em produtos finais de alta qualidade, redução de desperdícios, custos e defeitos.

Além disso, a automação melhora significativamente a segurança tanto dos produtos embalados quanto dos operadores. Com menos intervenção humana, a ergonomia é aprimorada, promovendo uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Esses benefícios se traduzem em retorno sobre o investimento e possibilitam a expansão das fábricas, ampliando a capacidade da indústria de atender demandas cada vez maiores.

A Indumak entende as necessidades de diversos segmentos industriais e oferece projetos dedicados para cada cliente.

Desde equipamentos econômicos de entrada até sistemas completos de alta performance, estamos preparados para atender a diferentes segmentos em constante crescimento.

Dividimos este conteúdo em dois blocos bastante didáticos. No primeiro, você vai ver os principais benefícios de automatizar as linhas de produção.

Na sequência, apresentamos uma seleção de equipamentos e acessórios da Indumak para impulsionar o crescimento da sua empresa. Continue a leitura!

Vantagens da automatização: quais são os ganhos para a sua linha de produção?

Investir na automatização da sua indústria é investir em equipamentos, tecnologias e sistemas automatizados para executar as tarefas são realizadas manualmente.

Confira as vantagens da automação a seguir.

Aumento da produtividade

Com a automatização, a produção pode ser realizada em larga escala e em um ritmo mais rápido, o que aumenta a produtividade e permite que a empresa atenda uma demanda maior de clientes.

Redução de custos

A automação pode reduzir custos em diversos aspectos, como na economia de mão de obra e na diminuição de falhas humanas que levam a retrabalho, desperdício de matéria-prima e outros gastos desnecessários.

Leia também: O passo a passo para a automatização completa do processo de embalagem

Melhoria da qualidade do produto final

A automação permite que o processo produtivo seja mais controlado e preciso, garantindo que o produto tenha uma qualidade mais consistente.

Maior flexibilidade

Com a automação, é possível adaptar facilmente a produção a diferentes tipos de demanda, sem precisar fazer grandes mudanças na linha de produção.

Leia também: Como reduzir os custos operacionais da sua empresa

Melhoria na segurança do trabalho

A automação pode reduzir a exposição dos trabalhadores a condições perigosas, diminuindo o risco de acidentes e lesões.

Soluções da Indumak: como podemos auxiliar a sua empresa

Como líder de mercado em empacotamento vertical, as soluções da Indumak são focadas na automatização de processos importantes para a produtividade.

Nossas linhas de produtos são dedicadas para as etapas de:

  • Fracionamento
  • Empacotamento
  • Ensacamento
  • Enfardamento
  • Encaixotamento
  • Paletização
  • Monitoramento

Veja, a seguir, algumas das soluções principais da Indumak para a automação de cada processo.

Automação de processos de fracionamento:

Os dosadores para empacotadoras são equipamentos que permitem dosar o produto e encher embalagens com precisão e eficiência.

Esses dosadores são usados em conjunto com as empacotadoras ou ensacadeiras, e são projetados para dosar o produto de acordo com a quantidade necessária para cada embalagem.

A Indumak desenvolveu uma linha completa de dosadores, com modelos volumétricos, gravimétricos e de diferentes capacidades.

Entre eles, o Dosador FG6-G, indispensável para quem busca um empacotamento mais eficiente, com altas doses de precisão.

O acessório possui 6 canais de fluxo, excelente escoamento e é indicado para os segmentos de arroz, feijão e produtos similares.

Leia também: Como montar uma linha de produção mais eficiente

Automação de processos de controle de qualidade

Independentemente do segmento, é fundamental que seu produto seja embalado com qualidade máxima, chegando impecável ao consumidor final.

Por essa razão, recomendamos dois importantes acessórios que contribuem para o controle de qualidade do acondicionamento de produtos, garantindo que os pacotes tenham o peso ideal e estejam livres de contaminantes.

O Checkweigher Indumak é um dispositivo que pode ser instalado na empacotadora para conferir o peso de cada pacote pronto e está disponível nos modelos estático e dinâmico.

Já o Detector de Metais da Indumak identifica metais ferrosos, não ferrosos e aço inoxidável, elevando o padrão de qualidade do seu empacotamento ao identificar e remover pacotes contaminados do processo.

Automação de processos de empacotamento de alta performance

Entre os benefícios da automação, está o aumento da velocidade produtiva. Nesse sentido, as empacotadoras automáticas de alta performance da Indumak asseguram uma produção volumosa de pacotes, diminuindo e até mesmo eliminando o gargalo produtivo dessa etapa.

Entre as nossas empacotadoras mais vendidas, está a MG 250, um equipamento compacto, robusto, equipado com IHM touch screen e fácil de operar, com velocidade de até 80 pacotes por minuto (de acordo com o segmento).

Automação de processos de enfardamento

Esse modelo de máquina é responsável por agrupar e compactar produtos em fardos, facilitando o armazenamento e transporte desses produtos.

A MK 30 da Indumak é considerada a enfardadeira mais veloz já fabricada. Com tecnologia nacional?, o equipamento atende até 120 pacotes por minuto, totalizando cerca de 1.200 fardos por hora, para sacos de até 5 kg, e 190 pacotes por minuto, para sacos de até 1 kg.

Leia também: Como escolher a enfardadeira ideal para o seu segmento

Automação de processos do ensacamento

A automação do ensacamento é um processo fundamental para otimizar a eficiência, a produtividade e a precisão nas operações de acondicionamento de produtos.

A ensacadeira KBA-F2 da Indumak é indicada para o ensacamento de granulados, peletizados e extrusados em geral. Com sua tecnologia avançada, ela proporciona uma solução eficiente e confiável para o processo de embalagem desses produtos.

Projetada para operar com alta velocidade, garantindo um ensacamento rápido e produtivo, a ela possui um sistema de dosagem preciso, que permite a alimentação controlada dos materiais a serem ensacados.

Versátil, ela pode ser usada em conjunto com o Robô Aplicador de Sacarias, adicionando ainda mais velocidade e praticidade ao processo.

Automação de processos de paletização

O sistema de paletização automatizado é um equipamento essencial para a automatização da linha de produção em indústrias que precisam realizar a movimentação e organização de cargas paletizadas.

Esse sistema é responsável por empilhar, organizar e movimentar os paletes de forma eficiente e segura, garantindo uma produção mais rápida e otimizada.

O Sistema de Paletização PA-50 atende simultaneamente até duas linhas de produtos em paletes diferentes, tornando esta etapa mais ágil, confiável e constante.

Automação no monitoramento de máquinas

Um sistema automatizado de monitoramento de máquinas está no fato de que ele permite uma gestão mais eficiente e estratégica da produção, com a possibilidade de realizar manutenções preventivas e programadas, evitando assim paradas não programadas que podem resultar em perdas de produção e de receita.

O Lin-k é o sistema de controle da Indumak exclusivo para o monitoramento da etapa de acondicionamento dos seus produtos.

Com o programa, é possível analisar dados de desempenho industrial e
visualizar as mudanças que devem ser feitas para a melhoria dos resultados.

Se você deseja saber mais sobre as soluções de automação da Indumak ou solicitar um orçamento personalizado para o seu negócio, entre em contato e descubra como a automação pode ajudar a sua produção a ser ainda mais eficiente e competitiva.

Temos disponível linhas diferentes de financiamento para que você possa investir com facilidade nas nossas soluções.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin