Categoria: Empacotamento

27 de julho de 2021

Os tipos de plástico e as técnicas de solda para cada um deles

Geralmente usada em metais, porém muito utilizada também em plásticos, a solda é um processo em que duas ou mais peças são fundidas por meio de calor, pressão ou formando uma junção conforme as peças esfriam.

Cada tipo de plástico requer o uso de processos e técnicas específicas para a soldagem, além de conhecimento dos tipos de filme e suas possíveis configurações de solda. Abaixo, explicamos como funciona os principais métodos para a soldagem de plástico.

Métodos para a soldagem de acordo com os tipos de plástico

Os métodos de união para plásticos podem ser separados em métodos de aquecimento externo ou interno, dependendo do processo exato usado.

Usar uma placa aquecida para aplicar calor térmico diretamente aos plásticos significa que este método pode ser usado até mesmo em soldas altamente complexas. Mesmo as juntas curvas podem ser soldadas, e a soldagem por placa quente tem um tempo de ciclo muito curto. Esse é um método que, muitas vezes, não pode ser usado em materiais particularmente finos, e há custos operacionais altos.

Os principais tipos de materiais plásticos e as suas siglas

A soldagem de plástico é o processo de criação de uma ligação molecular entre dois termoplásticos compatíveis, que oferece resistência superior e reduz os tempos de ciclo. Veja quais são os tipos de plásticos utilizados atualmente:

  • Polietileno (PE)
  • Polietileno Tereftalato (PET)
  • Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
  • Polietileno Cloreto de Vinila (PVC)
  • Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
  • Polipropileno (PP)
  • Polipropileno Biorientado (BOPP)

Existem três etapas principais para qualquer solda: prensagem, aquecimento e resfriamento. Os processos de soldagem de plástico são diferenciados principalmente por seus métodos de aquecimento.

A aplicação de força e as tolerâncias para resfriamento são considerações mecânicas que podem variar de máquina para máquina dentro da categoria geral de processo.

Existem várias possibilidades de configuração de solda, conforme o tipo de plástico:

Tipos de Plástico conforme sua possível configuração de solda

Tipo de transpasse vertical

Os filmes plásticos possibilitam a selagem em máquinas empacotadoras e enfardadeiras automáticas. Quem busca garantir a qualidade dos alimentos embalados e de forma criativa pode se destacar nas gôndolas e freezers de supermercados.

Agora que você leu sobre soldagem de plástico, que tal saber um pouco mais sobre os tipos de pacotes produzidos por máquinas automáticas verticais? Saiba mais aqui.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin