Categoria: Movimentação

18 de maio de 2021

Pallet: vantagens e formatos para movimentação de produtos com eficiência

A paletização é uma das formas de unitização mais empregadas como solução para a movimentação de produtos, por conta da maior economia e eficiência logística. O suporte para as operações é feito a partir de um item simples, porém essencial nesse processo, o pallet, também chamado palete.

Geralmente feito em madeira e semelhante a um estrado, ele também pode ser construído com outros materiais e de diferentes formas, para atender a cada necessidade. Alumínio, aço, plástico, fibra e polipropileno são outros materiais empregados na construção das unidades, permitindo que possam tanto ser utilizados uma única vez (one way) como de forma permanente.

Características de resistência do pallet

As facilidades para o armazenamento e o transporte de produtos tornam o pallet uma excelente ferramenta para a gestão de estoque. Veja as suas principais vantagens:

  • Sustentar, em repouso ou quando movimentada, a carga que sobre ele é depositada;
  • Permitir a manipulação e a movimentação da carga unitizada por meio de equipamento mecânico apropriado, tanto em terra quanto nos veículos transportadores, nos embarques e desembarques;
  • Permitir o empilhamento de várias unidades, devidamente unitizadas, caso seja necessário.

Formatos de pallets

Quanto ao formato, o pallet pode ser quadrado ou retangular. Na forma de caixas, serve para acomodar pequenos volumes que não poderiam ser acondicionados no modo convencional por conta do tamanho e, por vezes, da sua irregularidade.

O pallet também pode ter diferentes faces para acomodação da carga: simples, com apenas uma face utilizável e outra para suporte, ou reversível. Neste caso, ambas as faces podem ser utilizadas para carga. As cantoneiras auxiliam na proteção da mercadoria paletizada.

Abaixo, você confere dois modelos de pallets de madeira: um com face simples, outro com face reversível.

 

pallets

 

Em um sistema de movimentação que emprega o robô paletizador, o pallet deve ter altura livre e abertura nos quatro lados para possibilitar a entrada das garras que fazem a movimentação dos materiais.

Como complementação, pode ser utilizado filme do tipo shrink ou stretch para garantir a impermeabilização da carga com o pallet, impedindo a aproximação direta com os volumes.

O filme shrink é um saco termorretrátil, feito de plástico ou de polietileno, destinado a cargas estáveis. Já o strech é um filme esticável de polietileno adequado a cargas instáveis.

Incluir o filme protetivo contribui para a peação dos volumes no transporte marítimo, facilitando a fixação da carga nos porões e nos conveses das embarcações; o processo pode ser feito de modo automatizado acoplando um acessório ao sistema de paletização.

As vantagens da paletização automática

Já que o assunto é paletização, um sistema automatizado é altamente rentável para o processo produtivo, auxiliando sua empresa na economia de tempo, recursos, mão de obra e redução de problemas internos, como falta de espaço. Todos esses benefícios otimizam o excelente retorno que o investimento no equipamento oferece.

A paletização automática também pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio, agregando velocidade, precisão e facilidade ao cotidiano das indústrias que resultam em um produto final com muito mais qualidade.

Mais simples do que parece, a implantação de um sistema de paletização para a movimentação de pallets adequado aos seus produtos não exige mudanças rigorosas nos processos e na infraestrutura da empresa.

A Indumak oferece soluções sob medida para os mais diversos tipos de segmentos de acordo com as necessidades produtivas e adequadas aos layouts das plantas fabris, oferecendo a aplicação que melhor atenderá a sua demanda produtiva.

Com tantas vantagens, fica claro que os pallets são a alternativa ideal para unitização de cargas, ou seja, o agrupamento de volumes para redução direta de custos na movimentação das mercadorias, especialmente nas operações de carga e descarga. É muito mais eficiência para a sua empresa e garantia de um produto transportado com segurança até chegar ao seu cliente.

Fonte: Departamento de Transportes – UFPR

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin