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Categoria: Empacotamento

29 de outubro de 2018

Quais etapas e quem envolver no projeto de desenvolvimento de embalagem?

O desenvolvimento de embalagem passa por várias etapas, do início ao fim do projeto. É essencial que todos os elos da cadeia produtiva sejam envolvidos neste processo, conhecendo a fundo cada aspecto e compartilhando informações e responsabilidades para que o resultado seja uma embalagem eficiente, adequada ao produto e ao método produtivo, e com características atraentes para o público.

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Quem deve ser envolvido?

Vai depender de cada etapa. Mas, de modo geral, devem participar responsáveis ou representantes da empresa que detém a marca, da agência de design e os fornecedores de embalagens e insumos.

Briefing

O briefing é um resumo dos principais objetivos e informações de um projeto, que devem ser definidos levando em conta a diferenciação do produto, redução de custos e os ganhos de eficiência operacional e logística.

Ele também deve considerar os aspectos relacionados à sustentabilidade, como redução do impacto ambiental, utilização de materiais alternativos e de fonte renovável, uso da simbologia de identificação de descarte seletivo e refilagem. Além disto, a definição de objetivos precisa considerar questões técnicas, criativas, logísticas, geográfica e de ordem legal, limites orçamentários e análise de riscos.

É importante, ainda, conhecer os usuários do produto, entender suas necessidades e expectativas, inclusive com relação à embalagem, o que valoriza, aspectos da cultura local e, se possível, ter acesso a pesquisas de mercado quali e quantitativas sobre hábitos e desejos do consumidor.

Produto e processo industrial do brand owner

Brand owner é a indústria responsável pela marca do produto lançado, que precisa conhecer as características do produto, como os requisitos de proteção e conservação, suas características físicas e químicas, onde e como será consumido, entre outros.

Nesta etapa também é fundamental se familiarizar com os processos industriais e de comercialização do produto. Por exemplo, com o sistema de envase e empacotamento, as condições especiais produtivas, de transporte e comercialização.

Cadeia de valor

Aqui é o momento de conhecer os stakeholders, ou seja, todas as partes envolvidas no processo. É fundamental envolver, integrar e definir responsabilidade de cada um dos elos da cadeia: brand owner, agência, fornecedor dos componentes da embalagem, fabricante de matéria-prima e dos equipamentos.

Para conhecer os processos da cadeia produtiva e suas intersecções, fazer reuniões de pré-produção com todos os envolvidos, além de validar e acompanhar a impressão e produção no fornecedor.

Especificação da embalagem

Saber quais os materiais envolvidos em todos os elos da cadeia ajuda a garantir maior precisão. Também é importante conhecer os processos logísticos, de fabricação e controle de processo dos fornecedores, submetendo a pré-especificação para conhecimento e aprovação de todos envolvidos.

Quanto à arte-final, deve-se conhecer e definir a forma de impressão com antecedência, incluindo a tecnologia, número de cores e capabilidade dos processos.

Cronograma

Os tempos em cada etapa do processo devem ser compartilhados e validados com todos os elos da cadeia. O cronograma inclui a elaboração de protótipos, testes de validação em todas as etapas, pesquisas com consumidor, aprovações internas, como esquipe de marketing, jurídico e comercial, aprovações regulatórias, produção da embalagem, produção do produto final e distribuição.

Validação

Identificar os pontos críticos tanto no processo de produção da embalagem como do produto e o uso da embalagem. No primeiro deve-se considerar a capacidade produtiva dos fornecedores, testes de liberação de cada elemento da produção da embalagem – como moldes e cilindros de gravação –, testes com protótipos, repetibilidade de produção e prova de cores, entre outros. Já no segundo é preciso verificar a compatibilidade da embalagem com o produto e com a linha de produção, o dimensionamento da embalagem, armazenamento, transporte, exposição no ponto de venda, uso pelo consumidor, descarte final e destinação adequada.

É preciso, ainda, definir e realizar os testes e avalições mais críticos, tomando por base referências como ABNT, ISO e outras normas. Verificar e realizar os testes determinados pela legislação específica e vigente no local, consultando órgãos como Anvisa, Inmetro e Ministério da Agricultura.

Liderança

O brand owner deve liderar a equipe multidisciplinar, utilizando o conhecimento da cadeia de valor em benefício do projeto, além de alinhar as expectativas dos stakeholders através de reuniões periódicas e compartilhar informações necessárias.

Comprometimento

Deve-se definir antecipadamente as responsabilidades de cada agente envolvido, prevendo inclusive eventuais situações de risco que possam comprometer os bons resultados do projeto.

Segurança da informação

Estabelecer um termo de confidencialidade em relação ao projeto, definindo questões éticas referentes à propriedade intelectual das ideias geradas, registro de patente, divulgação para terceiros, concorrência remunerada, entre outras.

Legislação

Atender as exigências legais é outro aspecto central, de modo a garantir que a rotulagem da embalagem esteja de acordo com as exigências, como tamanho mínimo da letra e código de barras segundo requisitos técnicos de impressão que garantam a leitura dos elementos gráficos. É fundamental também conhecer os trâmites necessários para aprovação junto ao órgão regulatório responsável.

 

Antes de levar a cabo seu projeto, conheça um pouco mais sobre as vantagens das embalagens flexíveis e da linha de empacotadoras Indumak, especializada no mercado de acondicionamento vertical.

 

Fonte: ABRE – Associação Brasileira de Embalagem

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