Categoria: Manutenção e Operação

29 de junho de 2021

Saiba como funciona a escova de limpeza da correia do tracionador em empacotadoras e enfardadeiras

A escova rotativa utilizada para limpeza da correia do tracionador é um acessório essencial para garantir uma selagem de qualidade no processo de empacotamento e enfardamento de produtos em pó ou que geram poeira, como sabão, leites, farinhas e até arroz.

O dispositivo foi desenvolvido para retirar com bastante eficiência os possíveis detritos apresentados em pó que tenham aderido à correia, removendo esses resíduos para evitar acúmulos que atrapalham a atividade de empacotar ou enfardar.

A selagem de qualidade é primordial, mas problemas com a tração do filme podem apresentar erros de precisão do corte e a descentralização da estampa. Esses problemas também podem ser solucionados com a escova de limpeza, acabando com um dos maiores vilões da contaminação das correias: o deslizante da embalagem.

A seguir, você confere os principais benefícios de investir na escova rotativa.

Vantagens da escova de limpeza da correia do tracionador

Manter os equipamentos de empacotamento limpos é fundamental para qualquer segmento, seja para produzir com mais qualidade ou para atender às exigências das normas regulamentadoras.

Nesse sentido, é preciso contar com o auxílio da tecnologia para evitar contaminações dos produtos ou até mesmo danos ou mau funcionamento das suas máquinas, facilitando o cumprimento da manutenção industrial.

E é exatamente isso que a escova de limpeza rotativa faz, facilitando a limpeza das empacotadoras e enfardadeiras automáticas e reduzindo o tempo de setup da produção.

Veja como ela funciona:

O acessório é um conjunto de escovas que pode ser interligado à polia do tracionador da empacotadora ou enfardadeira por meio de uma correia fazendo a escova girar em sentido contrário ao da correia do tracionador.

Por ter um diâmetro menor que a polia, esse movimento acontece com uma variação na velocidade angular; porém, é possível montar o acessório com mola, de modo que a escova seja acionada por contato devido à força exercida pela mola na correia do tracionador.

Em ambos os casos, o objetivo é o mesmo: realizar a limpeza da correia do tracionador evitando acúmulo de poeiras.

A seguir, alguns exemplos de aplicação:

O acessório foi desenvolvido para evitar que impurezas acumuladas no tracionador sejam levadas para o plástico e contaminem a solda, causando uma fragilidade na solda e prejudicando o empacotamento do produto.

Principais vantagens:

  • O plástico da embalagem fica livre de contaminação pelo produto empacotado
  • Melhor soldagem do plástico, sem resíduos contaminantes que impeçam a aderência
  • Redução do espaço de tempo entre as manutenções programadas em função do acúmulo de detritos nas correias dos tracionadores

Quanto à escolha do modelo de escova a ser utilizado, isso vai depender do produto empacotado. Para produtos em pó, é mais utilizada a escova de limpeza em sincronização.

O ganho com a aplicação deste acessório no equipamento de empacotamento está na redução em até 5x do número de paradas para limpeza das correias. Essa atividade de limpeza das correias não é de manutenção e sim de operação.

Profissionais da área relataram que com a embalagem em determinada condição de fornecimento (excesso de deslizante), o operador precisava parar a máquina a cada 1 hora para limpeza, pois começava a patinar e cortar errado o pacote. E com a instalação da escova acionada, ele precisou limpar somente uma vez por turno (8 horas). Em cada parada, o operador leva de 3 a 5 minutos pra reestabelecer o ritmo da produção novamente.

A escova de limpeza da correia do tracionador da Indumak pode ser utilizada em diversas aplicações e é de fácil adaptação nas máquinas, sendo possível inserir o conjunto com as escovas em qualquer modelo de máquinas atual e, em casos de upgrade, mediante simulação.

Caso queira saber mais sobre esse acessório e as vantagens de utilizá-lo no processo produtivo da sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas clicando aqui. 

 

 

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin