selamento-vertical

Categoria: Empacotamento

25 de março de 2019

Transpasse: cuidados para garantir o correto selamento vertical do pacote

Depois do acondicionamento, é fundamental que o pacote se mantenha fechado para que o produto passe por todas as etapas logísticas e chegue intacto ao seu destino. A imagem da sua empresa está em jogo, afinal, o cliente não quer ver a embalagem violada antes de fazer uso do produto. Além do que, evita prejuízos com a perda de mercadoria. Mas quais cuidados devem ser tomados para garantir o correto selamento vertical do pacote?

 

Como é feito o selamento vertical

 

O selamento vertical do pacote ocorre através da junção das duas extremidades longitudinais do filme plástico com a sobreposição de material. Esta sobreposição é chamada de transpasse. Com a solda já feita, o transpasse geralmente se localiza no centro do pacote e possui características que contribuem para a estética da embalagem.  Em outros casos, o transpasse fica em uma das laterais do pacote, como nos modelos de 6 soldas.

Para o selamento ser eficiente e não romper após o acondicionamento do produto, alguns fatores devem ser observados:

 

Medida do transpasse

 

Ela precisa permitir que a resistência da solda vertical sele os lados da embalagem que está descendo no conjunto formador e que as extremidades do transpasse não cubram a arte da embalagem.

Para transpasse sobreposto, o normal é trabalhar com 20 mm de transpasse, mas ele pode ser reduzido a 15 mm ou 12 mm, dependendo em grande parte da qualidade da embalagem e da estabilidade do COF do filme.

 

Tipos de transpasse

 

Para que ocorra a união das extremidades do filme plástico – solda vertical -, é necessário que se fundam (por aquecimento) materiais iguais. Para tanto, existem dois tipos de transpasse: o sobreposto e o face-a-face.

O transpasse sobreposto é utilizado quando na camada interna e externa dispõe-se do mesmo material, caso da embalagem monocamada, por exemplo. Já em um filme laminado de BOPP+PE, é necessário utilizar o transpasse face a face, para que seja selado o PE da face interna das duas extremidades do filme.

 

selamento-vertical

selamento-vertical

 

Tratamento Corona

 

Em embalagens monocamada ou então filme laminado, mas com o mesmo material na face interna e na face externa (PE+PE, por exemplo), é usual utilizar o transpasse tipo sobreposto. Nele, a face externa de uma extremidade sela-se com a face interna da outra. Neste caso, e principalmente no filme monocamada, deve-se ater ao limite do tratamento corona, necessário para aderência da tinta impressa na embalagem.

Com a finalidade de gerar porosidade para absorção da tinta, este tratamento é um isolante de solda, por isso não pode invadir a área de solda do transpasse. Uma falha comum quando o transpasse não adere corretamente na solda vertical.

 

Colarinho

 

O colarinho possui o mecanismo de alterar o formato do transpasse, sendo normal e face a face, lado direito ou esquerdo para ambos. Este mecanismo é baseado em duas chapas semelhantes a um triângulo retângulo, fixados na parte frontal do colarinho, onde as extremidades do plástico se cruzam formando o transpasse. As chapas são fixadas no colarinho, próximas e uma sobre a outra. Para mudar o lado do transpasse (esquerdo ou direito), basta mudar a posição das chapas.

 

Colarinho ajustado

 

Caso ocorra algum desvio de regulagem do colarinho formador de pacote, é provável que ocorram variações na posição do transpasse. Inclusive, é possível que não tenha sobreposição suficiente para a selagem. A posição do rolo que antecede o colarinho também faz parte desse ajuste.

 

COF do filme

 

O coeficiente de atrito do filme é fundamental para garantir um transpasse uniforme. Se o filme ficar muito liso (COF baixo), ele não mantém a posição e acaba escorregando para os lados do colarinho. Caso fique muito aderente (COF alto), o filme começa a travar durante a passagem pelo colarinho, abrindo o transpasse.

Com estes cuidados, é possível garantir um processo de selagem no transpasse mais eficiente. Mas, caso algum problema persista, procure o auxílio de um técnico autorizado.

E se você desejar se informar também sobre selagem horizontal, acesse esse conteúdo sobre temperatura do mordente >> http://blog.indumak.com.br/temperatura-do-mordente/

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin