Soluções Indumak para paletização robotizada

Categoria: Inovação, Processos

5 de março de 2024

Soluções Indumak para paletização robotizada

Com a demanda por rendimento e competitividade impulsionando constantes inovações na indústria, a automatização de processos é uma solução eficaz que permite às empresas acompanharem – e superarem – as expectativas do mercado. 

Neste cenário, a paletização robotizada pode ser a resposta para otimizar os processos de final de linha porque, ao integrar automação inteligente no manuseio e empilhamento de produtos, proporciona eficiência, precisão e consistência às entregas. 

Como líder no segmento de empacotamento vertical, a Indumak se destaca como uma parceira confiável ao oferecer maquinários e tecnologias que atendem do empacotamento à paletização.  

Continue lendo para saber mais sobre paletização robotizada e conhecer as soluções Indumak para esta linha de produtos e serviços. 

Leia também: Portfólio de soluções Indumak — líder em automação de empacotamento 

Paletização robotizada na indústria

Para as fábricas inteligentes da Indústria 4.0, e até por médias e pequenas empresas, a robotização é uma alternativa que otimiza a linha de produção, potencializa seus resultados e agrega inúmeros outros benefícios.  

A paletização robotizada refere-se ao uso de robôs industriais para realizar tarefas relacionadas à formação e movimentação de pallet no final da linha de produção. Uma medida que aumenta a eficiência, a precisão e a agilidade desta etapa do processo.  

A seguir, você vai explorar os principais pontos positivos de aderir aos sistemas automatizados de paletização. 

Leia também: Robotização: sistemas de paletização  

Vantagens e benefícios da paletização robotizada para os negócios

A paletização robotizada, ao integrar automação inteligente no processo de movimentação e empilhamento de produtos, oferece uma série de vantagens e benefícios que impactam de forma positiva os resultados dos negócios. 

Dentre as principais vantagens competitivas promovidas pela paletização robotizada, podemos destacar: 

  • Eficiência operacional. 
  • Precisão e consistência. 
  • Flexibilidade e adaptabilidade. 
  • Redução de custos operacionais 
  • Aumento da capacidade produtiva. 
  • Integração na Indústria 4.0. 

E, ainda, há outro benefício muito importante: ao transferir tarefas repetitivas e muitas vezes pesadas para os robôs, as condições de trabalho dos colaboradores são melhoradas, já que os riscos ergonômicos são reduzidos e o ambiente industrial se torna muito mais seguro. 

E-book Sistemas de paletização robotizados e layouts econômicos

Sistemas de paletização robotizada Indumak

sistemas Indumak para paletizacao robotizada

Como líder no segmento de empacotamento vertical, a Indumak também oferece soluções avançadas de paletização robotizada que atendem desde layouts compactos até um sistema completo e dedicado para atender grandes demandas.  

Conheça agora as soluções Indumak em paletização robotizada: 

Sistema de paletização robotizada Indumak PA-50 

O sistema de paletização robotizada PA-50 da Indumak é altamente versátil e aplicável a diversos produtos. Com um grande número de periféricos, oferece flexibilidade na configuração do layout, permitindo diferentes regimes de operação e movimentação. 

Além disso, o sistema controla integralmente as interações com os produtos e segue práticas e normas de segurança específicas para o uso de robôs na indústria, garantindo operação flexível e segura. 

Opcionais Indumak para paletização

A Indumak também oferece uma série de opcionais para compor sistemas de paletização ainda mais completos. Confira: 

Garras Indumak para paletização 

Fundamentais para a eficiência e precisão dos robôs paletizadores, as garras são componentes essenciais para manipulação e movimentação dos produtos no final da linha de produção. 

Estas peças desempenham uma função crucial na garantia de que a carga seja agarrada, movimentada e posicionada de maneira adequada nos pallets, e contribuem diretamente para a eficácia e segurança do sistema de paletização. 

A Indumak oferece cinco diferentes modelos de garras, sendo: 

  1. Garra Dupla para caixas. 
  2. Garra Clamp para fardos e caixas. 
  3. Garra Articulada para fardos nas medidas 390x290x550 mm. 
  4. Garra Simples com pinça pega pallet para caixas. 
  5. Garra Rastelo para sacaria nas medidas 730×1.160×1.100 mm. 

Slip Sheet Indumak 

A utilização de slip sheets na paletização é uma prática estratégica que tem ganhado destaque no ambiente industrial. Consiste no uso de folhas finas, geralmente de papelão ou chapatex, para proteger e separar os produtos no processo de empilhamento em pallet. 

O Slip Sheet Indumak é utilizado para armazenar e transportar as folhas finas que protegem os produtos na hora da paletização, armazenamento e transporte dos pallets carregados. Entre os benefícios na aplicação com o slip sheet estão a redução de custos, economia de espaço ao substituir pallets, ganho de tempo com a manutenção dos materiais e a sustentabilidade pela possibilidade de envolver a reciclagem. 

Dispensador de Pallets Indumak 

Com o Dispensador de Pallets Indumak você pode automatizar o armazenamento e a liberação dos pallets de maneira automática, a partir de um funcionamento integrado ao ciclo de trabalho da célula no sistema de paletização. 

Soluções Indumak em Stretch  

Para completar a jornada da paletização, a etapa de stretch é fundamental para garantir a integridade e estabilidade das cargas. O processo, que envolve a aplicação de filme plástico elástico ao redor dos produtos empilhados em pallet, visa unificar e proteger os itens. 

A Indumak oferece três diferentes opcionais para esta etapa da sua produção: 

  1. Stretch Estacionário —com capacidade produtiva de 25 pallets/hora. 
  2. Stretch Vertical — Integrado ao PA-50, com capacidade de produção de 33 pallets/hora. 
  3. Stretch Orbital — com capacidade para 33 pallets/hora. 

Fale com um de nossos especialistas 

A automação na indústria é o próximo passo necessário para maior produtividade e rentabilidade nos negócios. Conte com a Indumak como parceira nessa caminhada! Entre em contato

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin