Categoria: Empacotamento

27 de janeiro de 2022

Tubo formador para injeção de gás inerte: aplicações e vantagens

Aumentar a durabilidade (shelf-life) dos produtos embalados é uma das metas do seu negócio? Saiba que a solução pode estar na remoção do oxigênio de dentro dos pacotes no momento do empacotamento.

Esse procedimento é feito com a ajuda de um acessório muito valioso: o tubo formador para injeção de gás inerte. Acoplado à empacotadora, ele introduz na embalagem uma substância – outro gás – que desloca o oxigênio por meio de uma técnica conhecida como Atmosfera Modificada (ATM).

Continue a leitura e entenda melhor o funcionamento desse processo e como trabalhar com produtos em atmosférica modificada.

Leia também: Shelf-life e fatores que influenciam a vida útil dos alimentos

Como funciona a injeção de gás inerte pelo tubo formador?

Este método pode ser definido pela alteração da atmosfera na qual o produto será embalado, criando um espaço sem produto – headspace – que será preenchido com o gás inerte.

Esse gás retardará a deterioração química do produto, diminuindo os riscos com organismos que estariam se desenvolvendo caso o produto estivesse em uma atmosfera normal (21% oxigênio, 78% nitrogênio, 0,93% argônio e menos de 0,1% de dióxido de carbono).

A técnica ATM é conhecida tanto por retirar todos os gases atmosféricos de dentro da embalagem (vácuo), limitando apenas a um filme de oxigênio envolto ao produto, quanto ao empacotamento no qual o oxigênio é substituído por outros gases.

Leia também: Embalagem com atmosfera modificada para embalar frutas e legumes

Esses processos estão amplamente difundidos na indústria alimentícia e podem ser vistos em embalagens de saladas processadas, frutas, salgadinhos, biscoitos, entre outros.

Conhecendo a aplicação de alguns gases utilizados pela indústria

Veja os principais gases que são aplicados em produtos por meio de atmosfera modificada na indústria de alimentos e suas aplicações.

Oxigênio

Sua redução retarda reações oxidativas como rancidez lipídica em produtos como carne, peixes e alimentos processados, por exemplo, resultando na manutenção de odores e sabores, e prolongando também os aspectos visuais do produto e estendendo sua vida útil.

Dióxido de Carbono

É utilizado para inibir atividades das bactérias Gram negativas.

Por ser solúvel na fase aquosa do alimento (parâmetro ligado à umidade), acidifica-se através da produção de ácido carbônico, suprime a respiração das frutas e em níveis acima de 1% auxilia no amadurecimento.

Nitrogênio

Utilizado para deslocar o ar atmosférico, especialmente o oxigênio, retardando o crescimento de organismos e deterioração aeróbica.

Dióxido de Enxofre

É utilizado como antimicrobiano para controlar o número de fungos e bactérias em frutas moles e frutas secas. Em baixa concentração, é fungicida e, em maiores concentrações, é bacteriostático.

Vantagens da injeção de gás inerte para o shelf-life do produto

  • Conserva as propriedades do produto como gosto, cor, odor e textura, reduzindo a necessidade de conservantes artificiais.
  • Prolonga o prazo de validade do produto.
  • Possibilita maior segurança no transporte, uma vez que o interior do pacote é preenchido com gás
  • Permite um empilhamento que evita causar danos ao produto, como, por exemplo, salgadinhos, verduras, legumes, etc.

Conheça o Tubo Formador da Indumak

Os nossos tubos formadores podem ser projetados para empacotar produtos em atmosfera modificada (ATM).

A Indumak realiza a simulação do projeto conforme a sua necessidade, adaptando o acessório para ser utilizado na nossa linha atual de empacotadoras.

Quer levar essa solução para a sua indústria? Solicite um orçamento e conheça as opções de financiamento. Invista na qualidade do seu produto com a Indumak!

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin