Sementes de pulses

Categoria: Empacotamento

20 de dezembro de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre o empacotamento de pulses

À medida que buscamos soluções mais sustentáveis e saudáveis para alimentar a crescente população mundial, os pulses estão se destacando como superalimentos com um enorme potencial.

Eles são ricos em proteínas e fibras e têm um impacto ambiental significativamente menor quando comparados às proteínas de origem animal.

Continue a leitura para saber mais sobre o empacotamento de pulses, o cenário atual desse segmento no Brasil, a importância da segurança alimentar e como podemos contribuir para a sustentabilidade na automação do empacotamento desses produtos.

O que são pulses?

Pulses, conhecidos também como leguminosas, são plantas pertencentes à família da Fabaceae. O termo ganhou destaque no Brasil graças ao IBRAFE – Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses.

Essas culturas se destacam por seus grãos secos, que são ricos em proteínas, fibras e diversos nutrientes essenciais.

O Brasil tem uma colheita abundante desse grupo de alimentos, que é cultivado globalmente há anos. Entre os pulses mais comuns estão o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico.

Sua contribuição para dietas equilibradas é especialmente importante para vegetarianos e veganos, graças à sua alta qualidade de proteínas.

Leia também: Principais máquinas automáticas para o ensacamento de sementes

Pulses no Brasil

O Brasil é um dos principais produtores de pulses do mundo, com uma longa tradição no cultivo de feijões e outras leguminosas.

Com sua vasta extensão territorial e climas diversos, o país oferece condições ideais para o cultivo desses alimentos.

Além disso, o mercado de alimentos à base de pulses tem ganhado impulso significativo no Brasil nos últimos anos, com um aumento na demanda por produtos à base de leguminosas e uma crescente conscientização sobre seus benefícios para a saúde.

Leia também: Empacotadora de feijão: 4 coisas que você precisa saber antes de comprar uma

Empacotamento de Pulses e a Segurança alimentar

A segurança alimentar é uma prioridade quando se trata de pulses. A embalagem e o armazenamento adequados são cruciais para garantir que esses alimentos mantenham sua qualidade e segurança.

Isso inclui proteger os pulses contra a umidade, luz e outros fatores que podem afetar sua durabilidade e sabor.

A automação do empacotamento vertical desempenha um papel fundamental na manutenção da integridade desses produtos, garantindo que eles cheguem aos consumidores finais com a qualidade desejada.

Leia também: Empacotadora vertical ou horizontal, qual modelo escolher?

Como a automação pode contribuir para a sustentabilidade

A seguir, confira 4 formas da automatização fazer a diferença e contribuir para a sustentabilidade no empacotamento de pulses.

1. Redução de desperdício

A automação do empacotamento permite um controle preciso da quantidade de pulses embalados em cada pacote, reduzindo o desperdício.

Isso é especialmente importante, considerando o valor desses alimentos e o impacto ambiental da produção.

2. Shelf life

Características técnicas de embalagem que podem manter a qualidade e prolongar a vida útil dos alimentos, garantindo que os pulses permaneçam frescos por mais tempo e evitando a degradação de nutrientes.

Leia também: Como otimizar o transporte de alimentos

3. Redução do uso de energia

Máquinas de empacotamento modernas e atualizadas são projetadas para serem eficientes e tendem a ser mais econômicas, em termos de energia e manutenção, reduzindo o consumo de recursos naturais e reduzindo os custos operacionais.

4. Embalagens sustentáveis

A automação possibilita a incorporação de embalagens sustentáveis.

Um exemplo disso está na utilização de plástico PCR, uma resina vinda de produtos já fabricados para outros fins, e que abre possibilidades para a conscientização da reciclagem e do reaproveitamento na hora de enfardar os pacotes.

Já no empacotamento, embalagens produzidas com filmes de monomaterial ganham destaque na linha de pulses, facilitando a reciclagem de forma econômica e eliminando camadas metalizadas ou outros polímeros, como Nylon e PET (Polietileno Tereftalato), por exemplo.

Leia também: Indumak aposta na economia circular para redução de matéria-prima virgem

Os pulses estão liderando o setor alimentício, em termos de sustentabilidade e alimentação saudável, e a automação do empacotamento desempenha um papel essencial nesse processo.

Ela garante a segurança alimentar e a qualidade dos produtos, e contribui para a redução do desperdício e a promoção de embalagens sustentáveis.

Conte com a Indumak para a construção de um futuro mais sustentável. Entre em contato com nossos especialistas e adquira soluções sob medida para o seu negócio.

Entre em contato com a Indumak

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin