logística

Categoria: Movimentação

11 de janeiro de 2018

4 dicas para melhorar a logística na indústria

Uma experiência positiva para o cliente, seja ele uma empresa ou o consumidor final, passa, necessariamente, por uma logística eficiente. Além de essencial, esta é uma etapa complexa, que inclui diferentes fases e operações. Com ações planejadas, é possível otimizar os processos, aumentando a competitividade, a eficiência e a satisfação dos clientes.

O que inclui a logística?

 

A logística tem grande importância dentro de uma empresa, pois é responsável por garantir que os produtos sejam devidamente estocados, embalados e transportados para os clientes. Além disso, ela deve assegurar a compra dos níveis adequados de matérias-primas para a produção, bem como negociar com fornecedores e parceiros.

 

O que posso e devo fazer?

 

  1. Comece pelo planejamento

 

Planejar significa controlar, estabelecer metas e medir resultados. A tecnologia pode ser um importante aliado da logística. Com o uso de softwares, é possível monitorar o desempenho, otimizar as rotas e oferecer um suporte adequado, garantindo processos mais enxutos e qualidade em todos os pontos da operação.

 

  1. Embalagens flexíveis

 

As embalagens interagem com todas as funções da logística, por isso a escolha correta permite reduzir custos, tempo de entrega e perdas. Além das embalagens feitas para facilitar a armazenagem e a movimentação – das secundárias às quintenárias –, a escolha do modelo primário, que está em contato com o produto, é fundamental para otimizar o processo logístico.

As embalagens flexíveis protegem a mercadoria durante seu transporte e movimentação, prevenindo a deterioração e perdas desnecessárias durante seu percurso até o consumidor. Assim, ao garantir a integridade do produto elas afetam muito a experiência do cliente, além do seu efeito visual no ponto de venda.

 

Principais funções das embalagens:

– contenção: servem para armazenar o produto e evitar vazamentos;

– proteção: permitem que o produto seja manuseado até a entrega ao consumidor sem danos;

– comunicação: levam informação aos consumidores a respeito de questões nutricionais e utilização do produto. Além disso, os códigos de barras facilitam a localização da mercadoria durante a armazenagem, estoque, separação de pedidos e transporte.

 

  1. Armazenamento correto

 

Para garantir a segurança dos materiais, é importante investir no melhor sistema para seu modelo de negócio, como porta pallet, estante, mezanino e flow rack. São soluções como essa que vão permitir acondicionar matérias-primas e produtos com a temperatura, iluminação e ventilação adequados.

Assim, a estocagem correta ajuda a diminuir o índice de perdas e prejuízos, pois permite um melhor monitoramento e facilita o manuseio. No caso de alimentos, por exemplo, um processo mais seguro favorece o shelf life.

 

logística

 

  1. Controle do estoque

 

Controlar entradas e saídas de materiais e do produto final significa economia de recursos e a satisfação dos clientes. Afinal, um bom controle de estoque evita acúmulo ou falta de produtos e otimiza o espaço físico, ao evitar compras desnecessárias.

No viés do cliente, uma visão mais clara do estoque evitará que ele deixe de receber produtos por indisponibilidade. O cumprimento de prazos é essencial para uma imagem positiva da marca junto aos seus clientes, seja um negócio b2b ou b2c.

Em resumo, um processo logístico eficaz aponta para a economia de recursos, o aumento a competividade e a entrega dos produtos com integridade para os clientes, elevando o desempenho organizacional como um todo.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin