robotização

Categoria: Movimentação

25 de maio de 2018

Robotização: sistema de paletização muito mais eficiente e veloz

Capaz de aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais, a robotização é o segmento tecnológico que mais cresce no mundo. Em um sistema de paletização automatizado, o robô opera a movimentação de produtos conjugado com outros dispositivos para garantir agilidade e eficiência no processo que impacta toda a cadeia logística.

Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a robotização vem suprir uma deficiência da indústria brasileira apontada em diversas pesquisas: a baixa competitividade. Por isso, vem crescendo ano a ano no cenário nacional. Os segmentos que mais investiram na tecnologia são variados, mas se destacam o automobilístico, alimentos e bebidas, eletroeletrônica e química.

O setor produtivo do país busca, com estes investimentos, fazer frente ao competitivo cenário internacional. O Brasil tem 10 mil robôs industriais em operação, segundo dados de 2017 da CNI, um número modesto. Os chãos de fábrica brasileiros contam com nove robôs para cada 10 mil trabalhadores, enquanto a Coreia do Sul, líder do ranking, tem 437.

 

Robôs na Indústria 4.0

 

A robotização é um passo importante para as fábricas inteligentes da Indústria 4.0 e inclusive começa a ser adotada também por médias e até pequenas empresas. Uma das principais vantagens da Indústria 4.0 é a possibilidade de conectar toda a cadeia produtiva, através da convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

 

Movimentação eficiente

 

Com a robotização no processo de movimentação de produtos, a indústria ganha ritmo, velocidade e eficiência, já que seu emprego reduz o percentual de perdas, falhas e paradas no processo. Vários equipamentos dão suporte ao sistema de paletização robotizado, para garantir o dinamismo do processo e, assim, maior vantagem competitiva.

 

Conheça três acessórios de apoio ao robô:

 

Dispensador de pallet

Ele armazena e libera os pallets automaticamente, através de controle e monitoramento integrado ao ciclo de trabalho da célula na paletização, proporcionando maior agilidade na realimentação de sistemas automatizados.

Slip sheet

Este acessório é utilizado para armazenar e transportar folhas finas, geralmente de papelão ou chapatex, que servem para proteger o produto na hora da paletização, armazenamento e transporte dos pallets carregados.

Stretch com top sheet

É um sistema automático para envolver o pallet com filme stretch, proporcionando maior segurança e proteção ao produto já enfardado e otimização da logística.

 

robotização

 

O sistema de paletização com emprego de robô é totalmente flexível, com variedade de periféricos e de configurações de layout, ajustando-se ao segmento do negócio e à estrutura física da empresa. Através da automação e da integração dos processos, permite criar novas oportunidades e um ambiente mais competitivo frente aos constantes desafios da indústria.

 

Fontes: CNI – Sebrae – Estadão

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin