Categoria: Gestão, Inovação

12 de abril de 2023

4 inovações desenvolvidas pela Indumak nos seus 60 anos de atuação

Em abril de 2023, completamos 60 anos de história ajudando empresas de todo o mundo a embalar e proteger os seus produtos com segurança e máxima eficiência.

Tão importante quanto esse número é saber que, ao longo dessas seis décadas, trouxemos muita inovação e eficiência para o mundo packaging. A confiança conquistada pela Indumak no mercado, unida pela inovação e evolução constante, move mais de 6.500 clientes no Brasil e no mundo.

Para celebrar esse momento histórico, dentre várias inovações desenvolvidas pela Indumak, selecionamos 4 delas que reforçam o nosso pioneirismo no mercado de empacotamento e impulsionam nosso crescimento a cada dia.

Conheça as 4 tecnologias que mudaram a indústria

Conheça a seguir as tecnologias que mudaram a indústria e marcaram a Indumak no mercado do empacotamento.

Equipamento: Posicionador Automático da Enfardadeira Automática

Quando foi lançado: 2002

A grande inovação desse equipamento foi em relação ao movimento do cilindro em avançar e retornar, o que permitiu o posicionamento dos pacotes em 3 colunas no fardo. 

O posicionamento se dá em um primeiro pacote com o Posicionador parado, o segundo no movimento para a esquerda e o terceiro para a direita. 

A funcionalidade inovadora permitiu o registro de patente deste produto. O Posicionador Automático também entrega um fardo muito justo. 

Outras enfardadeiras existentes no mercado trabalham com sistemas parecidos, mas nenhuma entrega a qualidade do posicionador Indumak.

Leia também: Durabilidade e pós-venda seguro e próximo são os diferenciais da Indumak

Equipamento: Dosador de Gaveta

Quando foi lançado: 1997

O Dosador de Gaveta chegou para solucionar um problema de variação de peso entre canecas do Dosador de Canecas. 

Com o passar do tempo, as canecas sofrem desgastes naturais pelo próprio produto que é dosado, por exemplo, o arroz e feijão, que são abrasivos. 

Com esses desgastes, algumas canecas sofrem alterações de tamanho, prejudicando a precisão. No sistema giratório, acaba se formando uma lingueta de produto que dificulta um pouco a questão de velocidade quando comparado ao sistema de gaveta.

Destinado para o segmento de grãos, o Dosador de Gaveta possui apenas uma caneca, onde o desgaste também acontece, mas sendo uma só, a abertura e o fechamento são facilitados.

Na abertura da gaveta inferior, a de despejo, centralizada no tubo formador, o produto desce como um bloco, aumentando a velocidade da dosagem. Ou seja, uma inovação que entrega repetibilidade de peso com velocidade.

Equipamento: Microfuros

Quando foi lançado: 2009

Uma evolução do furador de agulhas, o Microfuros trouxe a solução para os produtos embalados em polietileno. As embalagens compostas por esse material são normalmente furadas para permitir a saída de ar do pacote. 

Os furos microscópicos criam uma espécie de micro válvulas, ou seja, quando o pacote é pressionado, o ar sai e logo na sequência a válvula se fecha, mantendo uma vedação mais segura para o produto embalado.

Logo, essa ferramenta usinada com precisão permite a saída do ar e evita a entrada de outros contaminantes, ou a infestação cruzada no ponto de venda.

O furador de agulhas continua sendo comercializado, porém, com a desvantagem de uma abertura muito maior, e pela necessidade constante de troca de agulhas pelo desgaste, além de possibilidade de entrada de insetos, deixando o produto exposto à infestação.

Leia também: Furador de agulhas ou Microfuros? Saiba qual técnica utilizar na perfuração das embalagens

Equipamento: MK-30, a enfardadeira mais rápida do mundo

Quando foi lançado: 2019

Com tecnologia 100% brasileira, a MK-30 é um novo conceito de enfardadeiras. Com um design que favorece a velocidade, ela é capaz de abastecer um caminhão bitrem por hora, considerando um layout de duas empacotadoras de alta performance para uma enfardadeira.

Essa inovação entrega, a cada 3 segundos, um fardo pronto de 30 kg. São 120 pacotes por minuto, totalizando cerca de 1.200 fardos por hora. 

No vídeo a seguir, você assiste a MK-30 em operação no acondicionamento de pacotes de 6 x 5 kg de arroz. Representando 36.000 kg por hora.

Desde nossos primeiros anos, nos preocupamos com as necessidades da indústria e, através do desenvolvimento de novos equipamentos e acessórios inovadores, adicionamos mais velocidade e eficiência para a etapa de empacotamento, enfardamento e movimentação de pequenas a grandes indústrias.

Em todo mundo, a tecnologia da Indumak ajudou a tornar empresas mais ágeis, competitivas e capazes de atender grandes demandas produtivas, ampliando a sua capacidade e colaborando para o seu crescimento.

Acesse o nosso site para conhecer toda a linha de equipamentos e acessórios da Indumak para o empacotamento, enfardamento e movimentos de mercadorias.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin