Categoria: Ensacamento

23 de agosto de 2023

Automatização do ensacamento de argamassa para mais eficiência e segurança

No setor de construção civil, o ensacamento de argamassa é essencial para evitar vazamentos, garantir um ambiente de trabalho limpo e saudável para os operadores, além de assegurar a formação adequada das sacarias, com precisão, e a estabilidade dos paletes.

Ensacamento automático e sacos valvulados

Para alavancar o seu processo produtivo e garantir o acondicionamento correto dos seus produtos, como o ensacamento de argamassa, a combinação de ensacadeiras Indumak com sacarias valvuladas é o que há de mais prático, preciso e moderno no segmento.

Uma das características que podemos definir na embalagem valvulada é a praticidade. Por se tratar de uma embalagem moderna no ambiente fabril, ela trouxe inovação dispensando seu fechamento manual, seja por selagem, seja por costura, por exemplo.

O seu uso implica em melhor acondicionamento do produto dentro da embalagem e melhor condição de armazenamento e paletização, tornando os paletes mais seguros e uniformes.

Como ela funciona?

As sacarias valvuladas possuem um elemento chamado válvula que é uma entrada destinada ao recebimento e ao enchimento do produto. A sacaria é inserida no bico de envase da ensacadeira e, após o ciclo de envase encerrado, é expulsa da balança de pesagem.

É nesse momento que a tecnologia da embalagem atua, pois a inserção do produto pela válvula faz com que ela se conforme internamente contra as faces da sacaria, fazendo assim a vedação.

Para a aplicação na argamassa, usamos a sacaria com válvula lateral para sacos em material plástico e válvula de topo para sacos em papel.

As sacarias valvuladas têm uma grande gama de formatos e tamanhos, possuem modelos e formatos específicos para cada produto e podem acondicionar tanto cimento, gesso, pó químico e calcário em sacos de 20 a 25 Kg.

Uma avaliação técnica é a chave para o melhor formato e o sucesso na aplicação. Compreender os diferentes tipos de maquinários disponíveis e as suas características distintas é fundamental para obter os melhores resultados na comercialização de produtos.

É importante considerar a jornada completa do produto desde a fabricação até o consumo final. Para o ensacamento de argamassa, recomendamos as máquinas KSP e KRO.

Ensacadeira KSP

MODELO: Ensacadeira de sopro semiautomática de 10 a 50 kg.
DESTINAÇÃO: Ensaque de produtos granulados, argamassa, peletizados, farelados, extrusados, grãos e pós em geral.
SACARIA: Valvulada, podendo ser adaptada para sacaria boca aberta.
AUTOMAÇÃO: Lógica baseada em receitas com referência ao peso desejado.
ACESSÓRIOS DE FÁBRICA: Compressor radial, calha de captação de pó, câmara PU.
ACESSÓRIOS OPCIONAIS: Soprador de lóbulos tipo roots, inversor de frequência, bico para sacaria boca aberta, câmara de maior armazenamento, esteira de saída de sacos e cheque peso.

Ensacadeira KRO

MODELO: Ensacadeira de rosca de 10 a 50 kg.
DESTINAÇÃO: Ensaque de produtos farelados, argamassa e pós em geral.
SACARIA: Valvulada, podendo ser adaptada para sacaria boca aberta.
AUTOMAÇÃO: Lógica baseada em receitas com referência ao peso desejado.
ACESSÓRIOS DE FÁBRICA: Calha de captação de pó, mini silo.
ACESSÓRIOS OPICIONAIS: Esteira de saída de sacos, cheque peso.

Leia também: Veja qual é o modelo de ensacadeira mais adequado para a sua empresa.

Benefícios em adotar o ensacamento automático

Confira, a seguir, 5 benefícios que você conquista ao adotar o ensacamento de argamassa automático para o seu negócio.

1. Ergonomia aprimorada

Manipulação de sacarias de pesos elevados dentro das normas estabelecidas pela NR-17, garantindo a saúde e a segurança dos operadores.

2. Precisão de peso

Sacos uniformes garantem a qualidade na etapa de paletização e transporte, evitando variações de peso e assegurando a satisfação do cliente.

3. Redução de desperdício

Consistência na quantidade de produto na sacaria, evitando desperdícios e protegendo o ambiente de contaminações.

4. Aumento da velocidade e da eficiência

Mais eficiência em comparação com operações manuais, resultando em um aumento significativo na produtividade e no cumprimento dos prazos de entrega.

Leia também: Como sistemas de ensaque e paletização automáticos aumentam a produtividade

Conte com a Indumak

O ensacamento automático da argamassa por meio de máquinas ensacadeiras e sacos valvulados oferece uma solução eficiente e segura para o setor de construção civil.

Com benefícios que vão desde a melhoria na ergonomia e na qualidade de vida dos operadores até a precisão de peso e a redução de desperdício, essa automação contribui para um ambiente de produção mais limpo e produtivo.

A Indumak oferece uma ampla variedade de automação para argamassa, como empacotadoras, enfardadeiras, ensacadeiras, robô aplicador de sacarias e o sistema de paletização robótico.

Todos os equipamentos são totalmente adequados para aplicações de produtos em pó para o setor de construção civil.

Entre em contato com nossos especialistas e faça um orçamento.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin