Categoria: Ensacamento, Movimentação, Processos

22 de setembro de 2022

Como sistemas de ensaque e paletização automáticos aumentam a produtividade

Antes de toda decisão por automatizar o setor de ensacamento, as indústrias costumam relatar diversos problemas por meio de diagnósticos e avaliações de dados produtivos.

No passado, setores como esse exigiam, no mínimo, quatro operadores por turno dependendo da quantidade de sacarias produzidas.

São colaboradores para aplicar a sacaria, para abastecê-la com produto, movimentá-la para o fechamento, costurá-la ou selá-la e movimentá-la novamente até o pallet posicionando cada uma para o transporte com a empilhadeira.

Nesse cenário, ainda existe a etapa de avaliação do peso, em que, muitas vezes, são identificadas falhas e irregularidades. A precisão nessa etapa manual de enchimento da sacaria varia bastante, ocasionando desperdício e redução da margem de lucro.

Ao aumentar a demanda produtiva, algumas indústrias costumam tomar decisões provisórias de aumento de turnos ou de quadro de colaboradores.

Rodízios entre esses colaboradores são frequentemente aplicados para reduzir os riscos ergonômicos de manuseios manuais repetitivos com grandes volumes e pesos.

Normalmente, é com esse diagnóstico que apresentamos a solução completa do ensaque à paletização.

Uma solução que amplia a capacidade produtiva melhora a precisão e a qualidade de vida dos colaboradores, bem como reduz a mão de obra.

Leia também: 10 vantagens de investir em uma ensacadeira automática.

Composição de um sistema de ensacamento automatizado

Um sistema de ensaque totalmente automatizado é composto por:

Robô aplicador de sacarias – coleta a sacaria do dispenser e a aplica no bico da ensacadeira, liberando-a após o seu enchimento. Este robô impacta muito a produtividade e o número de trabalhadores necessários para realizar essas tarefas.

Ensacadeira – com layouts automatizados, é desenvolvida para trabalhar com sacos tipo boca aberta, a linha KBA. É uma solução projetada para ensacar produtos granulados, peletizados, farelados e em pó.

Conheça a linha de ensacadeiras da Indumak

Sistema de fechamento de sacarias – fechamento selado ou costurado conforme a demanda.

Sistema de transporte – a demanda a ser atendida com as interligações por meio de esteiras e sistemas é determinante para atender com eficiência a velocidade da linha. O sistema de transporte move os sacos de uma etapa do processo para a etapa seguinte.

Paletização – coloca automaticamente pallets vazios na linha e slip sheet sobre o pallet, o braço robótico, com garra dedicada para o tipo de sacaria, coleta e posiciona o saco no pallet. Esta é a etapa de automação e a de maior impacto na produtividade de final de linha.

Conheça o sistema de paletização da Indumak

Stretch – envolve o pallet com filme stretch, finalizando o processo completo de ensacamento com eficiência, segurança e a padronização dos produtos.

Sistemas de ensaque e paletização automatizados são rentáveis

Toda essa automação requer um alto investimento, mas que proporciona um excelente retorno, além de aumentar as oportunidades de negócios. Veja aqui 5 fatores que comprovam como a paletização automática é rentável.

Sistemas automatizados geram menos desgaste, maior durabilidade e melhor aproveitamento dos recursos e do tempo.

Considere investir em etapas. Todas as soluções apresentadas acima podem ser vendidas separadamente; cabe à empresa averiguar o que é preciso para atingir a velocidade necessária e potencializar a produção.

Ficou interessado? Entre em contato com a gente e conheça as opções de financiamento para adquirir nossas máquinas e automatizar essa etapa produtiva escalando sua produção.

Baixe agora nosso e-book gratuito:

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin