Categoria: Empacotamento

15 de julho de 2021

Como calcular a densidade do produto?

Dois pacotes do mesmo tamanho e formato têm, muitas vezes, pesos diferentes. Isso acontece por uma única e simples razão: a densidade do produto contido no interior de cada um deles não é igual. Essa informação é importante não apenas para o consumidor, inclusive é obrigatória em muitos itens, mas é também uma forma de ajudar a garantir maior regularidade e eficiência no processo de empacotamento, mantendo sempre o mesmo padrão de qualidade.

Neste artigo, você vai entender o que é a densidade e como calcular a densidade do produto. Siga adiante na leitura!

Como calcular a densidade do produto corretamente?

Antes de você saber como calcular, é importante entender o que a densidade significa. Ela é uma medida que define o grau de concentração de massa dentro de um determinado volume e é calculada em quilogramas por metro cúbico (kg/m³), também pode ser convertida em g/cm³. A densidade é uma propriedade única de cada material.

Explicando de maneira simples, ela é o quanto de matéria (massa) cabe dentro de um espaço (volume). Trazendo o cálculo para o universo das embalagens, o resultado é obtido dividindo o peso total do produto pelo seu volume.

Como fazer o cálculo de densidade do produto

Para fazer esse cálculo, é utilizado um aparelho chamado densímetro ou picnômetro. Dependendo do produto aferido, esse aparelho pode ser de vidro (para líquidos) ou metal (para produtos pastosos). Também existem densímetros digitais que facilitam essa análise.

O procedimento para fazer o cálculo é o seguinte: o analista coloca o produto dentro do densímetro adequado, descontando a tara do recipiente. No momento da pesagem, aplica-se a fórmula da densidade para conhecer o valor da massa. Veja no exemplo a seguir.

Considere um produto cujo peso seja 587 gramas e que o recipiente no qual seja colocado tenha 100 gramas. No cálculo, é preciso descontar o peso do recipiente vazio, trabalhando-se com o peso líquido do produto que, neste caso, é de 487 gramas. Aplicando-se a fórmula, divide-se 487 gramas pelo volume, neste exemplo de 1.000 cm³. O resultado, portanto é uma densidade de 0,487 g/cm³, como você pode conferir abaixo:

Cuidados na pesagem do produto

É indicado seguir algumas orientações para que o cálculo seja feito de maneira assertiva. Para calcular a massa, o produto deve ser despejado em um recipiente sem o pressionar ou o compactar. Em seguida, deve ser passada uma régua na boca do recipiente para eliminar o excesso. O produto deve ser despejado gradativamente para não alterar sua densidade. Depois que o recipiente estiver cheio, ele deve ser pesado na balança. O resultado obtido corresponderá ao peso bruto.

A importância de fazer o cálculo da densidade do produto para aumentar a produtividade

Ao conhecer a densidade do produto, ajustes podem ser feitos na empacotadora para tornar o processo mais eficiente. Um exemplo desse ajuste é o dimensionamento da rosca e das canecas dosadoras.

É importante lembrar que alguns fatores influenciam a densidade, como umidade e granulometria. A densidade de itens como salgadinhos e alguns produtos em pó deve ser informada no rótulo das embalagens, conforme determina a legislação nacional.

Conhecer as características e as particularidades do produto e da embalagem que o envolve é uma forma de melhorar processos, antecipar-se às falhas e reduzir paradas indesejadas na produção. O impacto será positivo em toda a cadeia logística e, principalmente, na qualidade do produto e na percepção do cliente.

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin