Como reduzir o desperdício no empacotamento de grãos

Categoria: Empacotamento, Processos

17 de janeiro de 2024

Como reduzir o desperdício no empacotamento de grãos

O desperdício de grãos é uma forte dor na indústria agrícola brasileira.

Segundo um estudo divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de que o Brasil desperdiçou, somente em 2020, 36,7 milhões de toneladas de grãos, o equivalente a 15% da safra de arroz, cevada, milho, soja e trigo do país.

O volume, que seria suficiente para alimentar 11,2 milhões de pessoas durante um ano, representa uma perda de R$ 20 bilhões para o agronegócio, exigindo um esforço contínuo dos produtores para diminuir esse déficit.

A redução do desperdício no empacotamento de grãos pode auxiliar na redução do desaproveitamento geral da indústria, promover a sustentabilidade, além de representar uma abordagem financeiramente inteligente. Continue a leitura e saiba como fazer isso.

Leia também: 5 dicas para reduzir o desperdício na indústria

Dicas para reduzir o desperdício no empacotamento de grãos

Embora as perdas possam ocorrer em diversas etapas da cadeia produtiva, desde a colheita até o consumo, o processo de empacotamento, em particular, desempenha um papel crucial nessa equação, sendo uma etapa chave para implementar práticas mais eficientes.

A seguir, vamos abordar algumas dicas para reduzir as perdas durante o acondicionamento na sua indústria de grãos.

Otimização de processos de dosagem

Otimização de processos de dosagem

A dosagem dos grãos é uma etapa fundamental do empacotamento, pois é responsável por determinar a quantidade de produto que será embalada. A dosagem precisa é importante para evitar excessos ou falta de produto, que podem gerar desperdício.

Para otimizar os processos de dosagem, é importante considerar os seguintes fatores:

  • O tipo de grão, pois diferentes tipos de grãos têm densidades e tamanhos variados, o que pode afetar a dosagem.
  • O tamanho da embalagem, que também interfere na dosagem.
  • A velocidade de empacotamento, que impacta a dosagem.

Leia também: Qual é a diferença entre o dosador volumétrico e o dosador gravimétrico?

Uso de tecnologias de empacotamento eficiente

Além da dosagem precisa, existem outras tecnologias que podem ajudar a reduzir o desperdício de grãos no empacotamento, como:

  • Sistemas de controle de qualidade: capazes de verificar se os grãos estão dentro dos padrões de qualidade estabelecidos, evitando que grãos danificados ou contaminados sejam embalados.
  • Sistemas de selagem eficientes: que fazem a selagem do pacote sem desperdiçar o material da embalagem.

Leia também: Importância da temperatura do mordente para a selagem perfeita da embalagem

Atenção ao controle de peso e qualidade

A implementação de sistemas de controle e inspeção é importante para garantir que os grãos sejam embalados dentro dos padrões de qualidade e peso estabelecidos. Esses sistemas ajudam a identificar e corrigir problemas que possam levar ao desperdício.

Uso de embalagens adequadas

As embalagens para grãos precisam ser feitas com materiais resistentes e devem ser projetadas para permitir a ventilação dos grãos, evitando que eles se estraguem.

No geral, uma embalagem adequada protege os grãos de danos físicos, como quebras e contaminações, mantém a qualidade do produto durante o armazenamento e transporte, e ajuda a manter os grãos em boas condições, evitando o desperdício.

Em dúvida se a embalagem que você usa é a ideal? Conheça os tipos de teste de embalagem e sua importância para reduzir desperdícios.

E-book Embalagens Flexíveis

Manutenção preventiva de equipamentos

Quando um equipamento de empacotamento para inesperadamente, toda a produção é comprometida. Por serem alimentos perecíveis, você pode perder parte da sua produção.

A manutenção preventiva de equipamentos ajuda a evitar falhas que podem levar ao desperdício de grãos.

Leia também: 5 dicas para reduzir custos de manutenção industrial

Treinamento adequado de operadores

O treinamento adequado de operadores ajuda a garantir que os processos de empacotamento sejam realizados de modo eficiente e sem desperdícios.

Quando bem capacitados, os profissionais são capazes de identificar e prevenir as perdas de produtos durante o acondicionamento. A Indumak oferece treinamento para operadores a todos os clientes que adquirem soluções de empacotamento automático.

O treinamento é realizado por profissionais qualificados e experientes e tem como objetivo capacitar os colaboradores a operar as máquinas de maneira segura e eficiente, contribuindo com o aumento da produtividade.

Gestão de estoque e rotatividade

Você tem um controle preciso do seu estoque?

Uma boa gestão de estoque e rotatividade ajuda a evitar que grãos fiquem estocados por muito tempo e se estraguem, gerando desperdício.

Monitoramento em tempo real

O monitoramento em tempo real dos processos de empacotamento ajuda a identificar e corrigir problemas rapidamente, evitando que perdas possam ocorrer nessa etapa.

O Lin-K é a solução exclusiva da Indumak que acompanha o desempenho dos equipamentos envolvidos na etapa de acondicionamento. O sistema coleta informações que contribuem para a análise de dados que, por sua vez, possibilita uma tomada de decisão muito mais ágil e mais eficiente.

Leia também: Conheça o lin-k, o programa de monitoramento remoto de equipamentos indumak

Indumak e o empacotamento de grãos

A Indumak oferece uma ampla gama de soluções para o segmento de grãos que podem auxiliar na redução de desperdícios, como:

Ao adotar soluções que auxiliam na redução do desperdício de grãos, você melhora a sua eficiência, reduz os custos e aumenta a sua lucratividade.

Para facilitar a sua aquisição, trabalhamos com linhas de financiamento que atendem à sua necessidade. Não deixe escoar essa oportunidade, solicite um orçamento sem compromisso.

Os nossos especialistas estão preparados para oferecer equipamentos sob medida para o que você precisa.

Entre em contato

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin