Categoria: Inovação

5 de julho de 2022

Conheça o LIN-K, o programa de monitoramento remoto de equipamentos Indumak

Com certeza, você gosta de ler sobre o futuro da indústria, sobre tecnologia e melhorias da eficiência e produtividade dos processos envolvidos e sobre tendências de mercado.

A transformação digital possibilitou avanços para termos informações e dados na palma da nossa mão a fim de encontrar respostas e alcançar os objetivos do negócio.

Sabemos que as tecnologias avançadas podem auxiliar na evolução e no crescimento da indústria e nos preocupamos em ajudar e realizar ações para a efetivação desses programas e dessas ferramentas.

Por isso, focada no aumento da competividade e da produtividade das empresas clientes, a Indumak, por meio de inovações da Indústria 4.0, elaborou um projeto que busca identificar informações e avaliar os resultados obtidos com a automatização do empacotamento: é o LIN-K, o programa de monitoramento remoto de equipamentos Indumak.

O que o LIN-K será capaz de fazer?

Com o programa, é possível analisar dados de desempenho industrial e visualizar as mudanças que devem ser feitas para a melhoria dos resultados.

Assim, criam-se diretrizes e planos do que precisa ser feito para que seja possível extrair o melhor dos equipamentos, possibilitando novos estudos para compreender os próximos passos. É a aplicação, na prática, do conceito de melhoria contínua.

Leia também: Como reduzir custos com a indústria 4.0.

Como irá funcionar o programa de monitoramento remoto LIN-K?

Com uma plataforma baseada em nuvem, a Indumak está desenvolvendo uma interface que possibilita visualização dos dados produtivos de máquina a partir de qualquer dispositivo conectado à internet através de um navegador, de maneira similar ao acesso a um site.

Todo o acesso é protegido por usuário e senha exclusivos, além de toda a segurança digital de armazenagem dos dados.

Instrumentação e medição

Com o intuito de evitar grandes alterações e possibilitar a implantação em equipamentos já em operação, inicialmente serão utilizados os dispositivos já presentes neles, sem a necessidade de alteração na automação.

Controle

Neste momento, nenhuma alteração no controle das máquinas será implantada, ou seja, toda a parametrização se mantém conforme é realizada atualmente. O CLP mantém a mesa interface, e os parâmetros já configurados também continuarão os mesmos. Não será necessário treinamento adicional aos operadores de máquina.

Infraestrutura

Por utilizar armazenamento em nuvem, a persistência e o backup dos dados são garantidos por empresa especialista nesse tipo de tecnologia, assim como a possibilidade de expandir a capacidade de armazenamento automaticamente (escalabilidade), permitindo que todos os dados gerados sejam armazenados por tempo indeterminado.

Para tal, é necessária conexão eficiente com a internet. Nenhum dado será armazenado localmente.

Para essa comunicação ocorrer, além da disponibilidade de ponto de internet próximo à máquina, é necessário instalar um dispositivo de borda (gateway) que fará o envio dos dados coletados pelas máquinas.

Operação

A operação permanece exclusivamente local, não sendo possível operar remotamente, visando segurança. Entretanto, a visualização de todos os dados gerados em produção pode ser realizada a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet por meio do navegador.

Cadastre-se aqui e receba as novidades do programa LIN-K em primeira mão.

Os ganhos e as vantagens do monitoramento remoto de equipamentos

Os benefícios incluem redução de paradas não programadas e aproveitamento máximo da capacidade do maquinário. Veja mais a seguir.

Apoio à tomada de decisões

  • Manutenção

Um longo histórico das ocorrências de falhas e alarmes possibilita identificar necessidades de manutenções preventivas e preditivas.

Caso solicitado, a equipe de suporte da Indumak poderá realizar análise do histórico de falhas, facilitando a identificação dos problemas e suas respectivas causas de maneira mais rápida e assertiva.

Para um suporte mais aprofundado, a equipe de suporte da Indumak poderá realizar acesso remoto aos equipamentos (CLP e IHM) para monitoração e/ou atualizações de software.

  • Gestão da Produção

Com o histórico de estados de máquina, é possível visualizar em forma de gráficos os tempos de máquina parada ou em produção, bem como acompanhar a produção em intervalos definidos pelo gestor de acordo com a necessidade da consulta.

Com base nesses dados, indicadores serão calculados pelo sistema, gerando mais informações que auxiliarão na tomada de decisões.

No decorrer da implantação e da percepção de necessidades, novas informações podem ser implementadas ao sistema.

Classificar os dados gerados por equipamentos do setor de empacotamento permite medir o sucesso e identificar o caminho do futuro.

Saiba em primeira mão as novidades sobre o programa LIN-K

Para não perder nenhuma nova informação sobre o LIN-K, o programa de monitoramento remoto da Indumak, cadastre seu e-mail clicando aqui.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin


    Notice: is_404 was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 5663

    Notice: is_search was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 5663

    Fatal error: Uncaught Error: Undefined constant "WP_Rocket\Buffer\WP_ROCKET_PLUGIN_NAME" in /home/blogindumakcom/public_html/wp-content/plugins/clsop/inc/classes/Buffer/class-cache.php:443 Stack trace: #0 /home/blogindumakcom/public_html/wp-content/plugins/clsop/inc/classes/Buffer/class-cache.php(282): WP_Rocket\Buffer\Cache->get_rocket_footprint() #1 [internal function]: WP_Rocket\Buffer\Cache->maybe_process_buffer() #2 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/functions.php(5107): ob_end_flush() #3 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(303): wp_ob_end_flush_all() #4 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(327): WP_Hook->apply_filters() #5 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/plugin.php(470): WP_Hook->do_action() #6 /home/blogindumakcom/public_html/wp-includes/load.php(1097): do_action() #7 [internal function]: shutdown_action_hook() #8 {main} thrown in /home/blogindumakcom/public_html/wp-content/plugins/clsop/inc/classes/Buffer/class-cache.php on line 443