Categoria: Inovação

5 de julho de 2022

Conheça o LIN-K, o programa de monitoramento remoto de equipamentos Indumak

Com certeza, você gosta de ler sobre o futuro da indústria, sobre tecnologia e melhorias da eficiência e produtividade dos processos envolvidos e sobre tendências de mercado.

A transformação digital possibilitou avanços para termos informações e dados na palma da nossa mão a fim de encontrar respostas e alcançar os objetivos do negócio.

Sabemos que as tecnologias avançadas podem auxiliar na evolução e no crescimento da indústria e nos preocupamos em ajudar e realizar ações para a efetivação desses programas e dessas ferramentas.

Por isso, focada no aumento da competividade e da produtividade das empresas clientes, a Indumak, por meio de inovações da Indústria 4.0, elaborou um projeto que busca identificar informações e avaliar os resultados obtidos com a automatização do empacotamento: é o LIN-K, o programa de monitoramento remoto de equipamentos Indumak.

O que o LIN-K será capaz de fazer?

Com o programa, é possível analisar dados de desempenho industrial e visualizar as mudanças que devem ser feitas para a melhoria dos resultados.

Assim, criam-se diretrizes e planos do que precisa ser feito para que seja possível extrair o melhor dos equipamentos, possibilitando novos estudos para compreender os próximos passos. É a aplicação, na prática, do conceito de melhoria contínua.

Leia também: Como reduzir custos com a indústria 4.0.

Como irá funcionar o programa de monitoramento remoto LIN-K?

Com uma plataforma baseada em nuvem, a Indumak está desenvolvendo uma interface que possibilita visualização dos dados produtivos de máquina a partir de qualquer dispositivo conectado à internet através de um navegador, de maneira similar ao acesso a um site.

Todo o acesso é protegido por usuário e senha exclusivos, além de toda a segurança digital de armazenagem dos dados.

Instrumentação e medição

Com o intuito de evitar grandes alterações e possibilitar a implantação em equipamentos já em operação, inicialmente serão utilizados os dispositivos já presentes neles, sem a necessidade de alteração na automação.

Controle

Neste momento, nenhuma alteração no controle das máquinas será implantada, ou seja, toda a parametrização se mantém conforme é realizada atualmente. O CLP mantém a mesa interface, e os parâmetros já configurados também continuarão os mesmos. Não será necessário treinamento adicional aos operadores de máquina.

Infraestrutura

Por utilizar armazenamento em nuvem, a persistência e o backup dos dados são garantidos por empresa especialista nesse tipo de tecnologia, assim como a possibilidade de expandir a capacidade de armazenamento automaticamente (escalabilidade), permitindo que todos os dados gerados sejam armazenados por tempo indeterminado.

Para tal, é necessária conexão eficiente com a internet. Nenhum dado será armazenado localmente.

Para essa comunicação ocorrer, além da disponibilidade de ponto de internet próximo à máquina, é necessário instalar um dispositivo de borda (gateway) que fará o envio dos dados coletados pelas máquinas.

Operação

A operação permanece exclusivamente local, não sendo possível operar remotamente, visando segurança. Entretanto, a visualização de todos os dados gerados em produção pode ser realizada a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet por meio do navegador.

Cadastre-se aqui e receba as novidades do programa LIN-K em primeira mão.

Os ganhos e as vantagens do monitoramento remoto de equipamentos

Os benefícios incluem redução de paradas não programadas e aproveitamento máximo da capacidade do maquinário. Veja mais a seguir.

Apoio à tomada de decisões

  • Manutenção

Um longo histórico das ocorrências de falhas e alarmes possibilita identificar necessidades de manutenções preventivas e preditivas.

Caso solicitado, a equipe de suporte da Indumak poderá realizar análise do histórico de falhas, facilitando a identificação dos problemas e suas respectivas causas de maneira mais rápida e assertiva.

Para um suporte mais aprofundado, a equipe de suporte da Indumak poderá realizar acesso remoto aos equipamentos (CLP e IHM) para monitoração e/ou atualizações de software.

  • Gestão da Produção

Com o histórico de estados de máquina, é possível visualizar em forma de gráficos os tempos de máquina parada ou em produção, bem como acompanhar a produção em intervalos definidos pelo gestor de acordo com a necessidade da consulta.

Com base nesses dados, indicadores serão calculados pelo sistema, gerando mais informações que auxiliarão na tomada de decisões.

No decorrer da implantação e da percepção de necessidades, novas informações podem ser implementadas ao sistema.

Classificar os dados gerados por equipamentos do setor de empacotamento permite medir o sucesso e identificar o caminho do futuro.

Saiba em primeira mão as novidades sobre o programa LIN-K

Para não perder nenhuma nova informação sobre o LIN-K, o programa de monitoramento remoto da Indumak, cadastre seu e-mail clicando aqui.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin