Categoria: Empacotamento

31 de maio de 2022

Conheças as vantagens do alinhador automático para filme plástico

O desalinhamento do filme em sua empacotadora vertical pode causar desperdícios de embalagem e produto, tempo de máquina parada excessivo, além de perda de qualidade do pacote pronto.

Ou seja, causa uma considerável diminuição da eficiência geral que pode ser medida pelo índice OEE, o indicador mais utilizado pela indústria para gerenciar a efetividade de equipamentos e linhas de produção.

Entenda como o alinhador automático para filme plástico ajuda no processo

Para evitar esse cenário negativo, o alinhador automático para filme plástico é um recurso das empacotadoras verticais recomendado para garantir que a performance e a qualidade do produto final sejam atingidas.

Destacamos abaixo algumas causas possíveis para o desalinhamento do filme, cujo alinhador automático pode corrigir durante a operação da máquina. Confira!

Causas possíveis:

  • O filme não está centralizado no eixo da bobina
  • O filme não está bobinado corretamente
  • Os rolos de passagem do filme na máquina não estão paralelos (estão desalinhados entre si ou em relação ao colarinho do formador de pacotes)
  • A bobina não está girando livremente (há algum mecanismo trabalhando pesado, por desregulagem)
  • O colarinho do tubo formador está danificado (pode ocorrer por desgaste com o tempo e uso)
  • A emenda da bobina não foi realizada corretamente
  • O freio da bobina ou o desbobinador motorizado está operando de forma inadequada, deixando a bobina sem o tensionamento necessário

Leia também: Saiba como resolver problemas no filme plástico da empacotadora.

Como funciona o alinhador automático para filme plástico?

O alinhador automático para filme plástico é um recurso de automação da empacotadora vertical composto por dois sensores de posicionamento do filme, que acionam um motoredutor movimentando todo o carrinho de passagem do filme.

Uma vez ajustado o posicionamento desses dois sensores, o alinhador manterá o transpasse vertical sempre centralizado.

Quais são as vantagens do alinhador automático de filme?

Como principal vantagem, destacamos a autonomia da máquina, que acaba por eliminar essa função da rotina do operador.

Nesse caso, a máquina se ajusta automaticamente, e o operador pode se concentrar em outras atividades de sua responsabilidade, gerando economia de filme e melhora na eficiência do equipamento.

Leia também: Descubra qual é o filme ideal para empacotar o seu produto.

Por ser opcional, a utilização desse conjunto pode ser feita nas empacotadoras MG-1000, MG-8000, MG-250 e MG-320, com projetos atuais, ou, em casos de upgrade, devido à mudança em componentes elétricos e mecânicos, a aplicação poderá ser feita mediante a simulação com a equipe de pós-venda da Indumak.

Na Indumak, o departamento de vendas de peças oferece, além das peças de reposição, materiais de consumo e acessórios para as linhas de empacotamento, ensaque, agrupamento e movimentação de produtos, com facilidade e segurança de adquirir diretamente com a fábrica.

Fale com a gente para solicitar um orçamento e conhecer as condições de financiamento para adicionar mais eficiência ao empacotamento automático do seu produto.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin