Categoria: Manutenção e Operação

27 de abril de 2021

Saiba como resolver problemas no filme plástico da empacotadora

Quando as máquinas e os equipamentos são bem zelados, eles não necessitam de muita manutenção. Esses cuidados são essenciais para evitar paradas inesperadas no setor de empacotamento, interferindo no tempo de set up.

Para saber o que fazer e como proceder com o equipamento quando surgir alguma emergência, nada melhor do que conhecimento e informação.

É inevitável que a máquina necessite de ajustes, e é importante que tenhamos sempre conteúdos para preparar você sempre que for preciso, seja através de treinamentos ou publicações em nosso blog.

Veja, a seguir, como resolver os problemas que podem acontecer com o filme plástico que alimenta a sua empacotadora.

3 erros no filme plástico que interferem no empacotamento

Alguns dos contratempos que podem interferir no processo de empacotamento podem estar relacionados a problemas no filme plástico. Para identificar se realmente é essa a origem da falha, avalie os seguintes pontos:

Caso todos os pontos citados estejam normais e não revelem motivos de possíveis falhas, outros detalhes específicos poderão ser avaliados:

Erro na marca da fotocélula

A fotocélula é a tarja que permite a leitura do sensor de embalagens com layouts personalizados, fazendo com que o corte e a selagem do pacote estejam perfeitamente do tamanho e da posição desejados.

Caso essa marcação esteja com algum erro, a máquina não conseguirá identificar o ciclo correto para o tamanho de cada pacote.

Para identificar esse defeito, avalie a limpeza e a posição da lente do sensor, o brilho do plástico filme, a emenda do plástico filme e a cor da tarja (que deve ter uma cor de contraste forte).

Erro na alimentação do filme plástico

Alimentar o filme plástico de modo correto, seguindo a ordem descrita no manual do equipamento e que consta no adesivo de instruções da máquina, deve ter total atenção do operador.

Caso o erro persista, mesmo com o posicionamento correto, verifique a qualidade das correias de tração e se houve emendas no filme. Além disso, a limpeza do equipamento também deve ser levada em consideração.

Baixe agora gratuitamente

Erro no alinhamento do filme plástico

Havendo variação de COF, o filme poderá desalinhar ou então perder transpasse, prejudicando a eficiência da máquina. Em resumo, para alta performance, tome cuidado ao comprar filme, não mirando somente no preço do quilo. Às vezes, um filme mais barato pode lhe trazer perda de performance, produtividade e falha na entrega do seu produto.

Nesse caso, você deve avaliar se o coeficiente de fricção (ou coeficiente de atrito) do plástico filme (CoF) é muito alto ou muito baixo, se o filme está danificado e os ajustes de freios.

Dica extra dos especialistas Indumak

Veja abaixo a dica do coordenador do time de Assistência Técnica Indumak, Sr. Irineu Reblin:

“Quando estiver utilizando uma embalagem que apresente uma boa performance de trabalho, é muito importante que seja reservada a metade de uma bobina dessas em local adequado para que possa ser utilizada como uma contraprova em uma situação em que eventualmente um novo lote de bobina possa apresentar algum tipo de problema. Dessa maneira, será possível realizar um teste comparativo antes de tentar realizar qualquer tipo de ajuste de máquina, pois são nesses momentos críticos que observamos que, na busca de solucionar um eventual problema de máquina, acaba-se desregulando todo o equipamento quando, na verdade, o problema estava concentrado na qualidade do novo lote de embalagem.”

Uma informação que vale ouro.

Essas são apenas algumas dicas para auxiliar no desempenho do seu equipamento. A Indumak possui um pronto-atendimento técnico para lhe ajudar sempre que for preciso. O contato pode ser feito através do telefone 0800 702 0550 ou direto com nossos assistentes técnicos autorizados.

Importante: consulte sempre as instruções do manual técnico e capacite-se por meio dos cursos de operadores oferecidos pela Indumak. Estamos sempre dispostos a entregar o melhor desempenho de nossos equipamentos para a sua indústria.

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin