Categoria: Empacotamento
Empacotadora de farinha: como escolher o modelo ideal
Dentre os diversos tipos de farinhas, como de sêmola, trigo sarraceno, centeio, espelta, cevada, amêndoa, aveia e arroz, a que se destaca é a farinha de trigo.
O Brasil, permaneceu na 15ª posição, com 7,7 milhões de toneladas de trigo na safra 2021/2022 segundo o departamento norte americano, na análise publicada pela Conab.
A farinha de trigo é um dos ingredientes mais utilizados na culinária, principalmente na produção de pães, bolos, massas e biscoitos. Ela pode ser encontrada em diferentes tipos, como a branca, integral e a enriquecida com vitaminas e minerais.
O empacotamento de farinha é um desafio. Para garantir a integridade do produto e evitar contaminações, é necessário adotar medidas rigorosas e utilizar embalagens adequadas.
Além disso, é importante garantir a eficiência no processo produtivo, com um empacotamento rápido e preciso, sem desperdícios ou perdas de produto. Para isso, é preciso contar com uma empacotadora de farinha moderna e eficiente.
Continue a leitura e confira algumas dicas para escolher os equipamentos ideais para garantir um empacotamento de farinha eficaz.
Benefícios da empacotadora de farinha automática
Separamos as principais razões pelos quais vale a pena considerar a adoção desse tipo de equipamento, veja:
Aumento da eficiência
Com uma empacotadora automática, é possível embalar produtos em uma velocidade muito maior. Ao aumentar a capacidade produtiva da empresa, ela pode atender mais clientes e aumentar sua rentabilidade.
Redução de custos
Embalar produtos manualmente pode ser um processo demorado e caro, exigindo mais funcionários ou horas extras para dar conta da demanda. Com uma empacotadora automática, a empresa pode economizar em mão de obra e reduzir o desperdício de materiais.
Melhoria da qualidade
Uma empacotadora automática pode garantir que todos os produtos sejam embalados com a mesma qualidade e precisão, reduzindo o risco de erros humanos e garantindo que todos os clientes recebam produtos de alta qualidade.
Flexibilidade
Empacotadoras automáticas podem ser projetadas para trabalhar com uma ampla variedade de produtos e tamanhos de embalagens, oferecendo maior flexibilidade para a empresa atender diferentes necessidades dos clientes.
Conformidade com as normas
Alguns setores, como a indústria alimentícia, possuem regulamentações rigorosas quanto à segurança e higiene na embalagem de produtos. Uma empacotadora automática pode garantir que a empresa esteja em conformidade com essas normas, evitando possíveis problemas legais e melhorando a reputação da marca.
Dicas para escolher a empacotadora de farinha ideal
Você deve estar se perguntando o que deve considerar ao escolher o melhor modelo de empacotadora para o seu negócio.
Ao escolher uma empacotadora de produtos em pó, é importante levar em consideração diversos fatores.
Aqui estão alguns pontos a serem avaliados e que você deve procurar no equipamento:
1 – Tipo de embalagem
Decida o tipo de embalagem que você deseja usar. Ela deve garantir a proteção do produto em todas as etapas de logística, mantendo-se impecável até chegar ao consumidor final.
Certifique-se de que a empacotadora escolhida seja capaz de produzir esse tipo de embalagem.
2 – Eliminador de estática
Este recurso neutraliza a energia eletrostática acumulada no filme plástico, evitando aderência de pó na área da solda, o que pode prejudicar a operação de empacotamento com interrupções.
Leia também: Como evitar problemas de selagem em embalagem de produto em pó
3 – Dosador de rosca
O modelo de dosador com rosca garante ótima precisão e eficiência com fluxo contínuo no empacotamento de farinha.
4 – Tampa ou tela no final da rosca dosadora
A presença de uma tampa ou tela é garantia de solda livre de resíduos e precisão na dosagem.
5 – Opcional de captação de pó
Este tipo de opcional otimiza o desempenho, proporcionando velocidade maior para produtos com característica de suspensão fácil de partículas finas (como as farinhas).
6 – Microfuros
Sabe a embalagem impecável? O microfuros é o acessório que permite a saída do ar do pacote sem o ingresso de contaminantes.
7 – Impressora Térmica
Ela faz a impressão de informações como lote, validade, entre outros, com qualidade nas embalagens; é perfeita para ambientes poeirentos.
8 – Capacidade da empacotadora
Determine a quantidade de produto que você deseja empacotar por minuto ou hora e verifique se a empacotadora é capaz de atender a essa demanda.
Leia também: Quantos pacotes por minuto minha empacotadora pode produzir
9 – Confiabilidade
Certifique-se de que a marca da empacotadora seja confiável e tenha uma boa reputação no mercado. Verifique as avaliações de outros clientes e certifique-se de que a empresa tenha um bom histórico de atendimento ao cliente.
Leia também: 5 razões para investir em uma empacotadora Indumak
10 – Suporte técnico
Verifique se a empacotadora oferece suporte técnico e treinamento para seus clientes. Certifique-se de que você terá acesso a ajuda caso surjam problemas técnicos ou precisar de assistência na operação da empacotadora.
Leia também: Durabilidade e pós-venda seguro e sempre próximo – os diferenciais da Indumak
Ao considerar esses fatores, você poderá escolher uma empacotadora de farinha que atenda às suas necessidades e ajude a melhorar a eficiência e a qualidade do seu processo de empacotamento.
Empacotadoras automáticas da Indumak
Líder brasileira em empacotamento vertical, a Indumak possui uma ampla linha de empacotadoras automáticas com desempenho de excelência.
Entre em contato para solicitar um orçamento e conhecer as opções de financiamento para a sua empresa.