Categoria: Empacotamento

25 de outubro de 2022

Freio tensionador: as vantagens do dispositivo no empacotamento de produtos

O freio tensionador é um item indispensável para uma boa formação de pacotes.

Ele atua diretamente no tensionamento do filme plástico realizando a parada da bobina e contribuindo com o funcionamento do rolo bambo. Veja, a seguir, detalhes de como o dispositivo funciona e quais são as suas indicações.

O uso do freio tensionador e o aumento da produtividade

A fabricação de embalagens flexíveis envolve uma variedade de processos. Seja na adição de matéria-prima, extrusão, impressão, laminação ou corte e solda, cada etapa possui uma necessidade diferenciada de controle e qualidade.

A demanda por embalagens flexíveis está aumentando a cada dia, e, da mesma forma, o desenvolvimento de tecnologias que apoiam e avançam a produtividade ganha ainda mais atenção, desde pequenos e simples acessórios de empacotadoras automáticas até softwares de monitoramento de dados.

Adicionar ou atualizar os componentes de controle de tensão da bobina de sua máquina, como o freio tensionador, é a solução necessária para atender a demanda que exige o aumento de produtividade e qualidade do produto final.

Leia também: Você já ouviu falar em eixo de bobina expansível?

Entenda o funcionamento do freio tensionador

O freio tensionador atua em conjunto com o rolo bambo, que serve como auxiliar no deslocamento do filme na passagem de plástico e dá estabilidade na entrada do colarinho formador, assegurando que o objetivo final da máquina em formar pacotes seja alcançado.

Garantir que só a quantidade necessária de plástico seja distribuída por entre os rolos é indispensável para a estética do pacote formado e para o bom funcionamento da máquina.

A formação do pacote depende do deslocamento de filme plástico em direção ao colarinho formador e quadro de solda. Esse consumo de filme é realizado pelo mecanismo denominado tracionador.

Quando esse mecanismo realiza a tração, o rolo bambo se movimenta liberando a sobra de filme plástico disponível, mas mantendo a tensão e estabilidade no colarinho formador. Esse movimento acontece de forma vertical e consequentemente libera a cinta do freio da bobina.

Ao terminar a tração, a gravidade exerce uma força para que o rolo bambo retorne à sua posição inicial mecanicamente, contribuindo com um mecanismo de alavanca. A bobina é forçada a girar fornecendo mais filme plástico para que o rolo bambo esteja preparado para uma nova tração. Ao atingir seu ponto inicial, o rolo bambo, novamente, tensiona a cinta do freio e trava a bobina.

Leia também: 6 acessórios de enfardamento automático e suas funcionalidades

A compatibilidade do freio tensionador com os equipamentos Indumak

O freio tensionador é compatível com todos os modelos de máquinas empacotadoras e enfardadeiras da Indumak.

Porém, em alguns modelos de máquinas, a instalação desse acessório terá que ser adaptada, principalmente as que não possuem o rolo bambo para o sistema de freio.

O sistema de freio pode ser substituído por um sistema com polia motorizada, nestes casos, é indicado para máquinas de alto desempenho ou bobinas com peso muito elevado.

Clique aqui e entre contato com a Indumak para saber mais detalhes sobre essa solução.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin