Categoria: Empacotamento

4 de outubro de 2022

Qual é a diferença entre o dosador volumétrico e o dosador gravimétrico?

Você já se perguntou qual é a diferença entre o dosador volumétrico e o dosador gravimétrico no processo de empacotamento automático?

Sabemos que o dosador industrial é um componente importante para garantir um processo de empacotamento automático preciso e para assegurar que o produto final tenha um alto padrão de qualidade.

Ele determina a precisão na pesagem dos produtos, de acordo com as especificações técnicas, colaborando para otimizar o processo produtivo e eliminar as possíveis perdas de produto.

Mas existem modelos diferentes de dosadores no mercado com particularidades próprias.

Diferenças entre o dosador gravimétrico e o dosador volumétrico

A Indumak trabalha com diferentes dosadores que atendem a diversos tipos de produtos. Eles se enquadram entre os dosadores gravimétricos e os volumétricos.

Vamos descobrir quais são as diferenças entre eles?

Como funcionam os dosadores gravimétricos

O dosador gravimétrico é um equipamento que fraciona os produtos por meio de balanças que compartilham os dados de pesagem entre si para que o sistema saiba qual estará disponível para o despejo do produto, entregando melhor precisão de peso se comparado com o sistema volumétrico.

Os dosadores gravimétricos da Indumak são divididos em duas categorias: de monitoramento contínuo do peso e de análise combinatória.

Os dosadores de monitoramento contínuo do peso realizam a dosagem total do produto em uma única balança, controlando o fluxo com base na diferença entre o peso desejado e o peso instantâneo.

Para aumentar a velocidade do equipamento, ele pode ser constituído por 2, 4 ou 6 canais de pesagem. A alimentação da caçamba de pesagem pode ser realizada de diferentes formas, sendo elas: calha vibratória, canal de fluxo controlado, helicoide (rosca) e esteira.

Leia também: O dosador industrial de embalagem ideal para cada segmento.

Já a dosagem por análise combinatória é realizada por meio de alimentador vibratório, por um tempo pré-estabelecido e autoajustável, em todas as balanças do dosador.

Na maioria dos casos, são dosadores com 10 ou 14 balanças. Tendo o peso de cada uma das balanças, o algoritmo do processador analisa qual a combinação (soma) de 3 ou mais caçambas que mais se aproxima do peso desejado.

Após o despejo, essas caçambas são novamente alimentadas e disponibilizadas para uma próxima sequência de análise de combinações possíveis.

Dosadores gravimétricos de monitoramento contínuo de peso da Indumak: FG-4, FG-6, DB-15, DB-25, DBE15, CL (calha linear).

Dosador gravimétrico de análise combinatória da Indumak: Cabeçote múltiplo – 10 balanças e 14 balanças.

Como funcionam os dosadores volumétricos

Quando falamos em dosagem volumétrica, destacamos duas principais categorias: a de rosca e a de caneca.

Os dosadores de rosca funcionam, basicamente, com o preenchimento do produto entre os espaços vazios nos elos da rosca, garantindo precisão no abastecimento.

O volume é definido pela quantidade de revoluções da rosca em relação a seu diâmetro e passo.

Leia também: O que é a rosca dosadora e como fazer a troca no processo de empacotamento.

Já os dosadores de caneca fracionam o produto ajustando o tamanho do recipiente, entregando o peso aproximado desejado e mantendo um padrão de dosagem.

Ambos os modelos têm a característica de obter o volume necessário por meio da relação entre o peso desejado e a densidade do produto.

Dosadores volumétricos de caneca da Indumak: CR, CGS, CG, DG, SL.

Dosadores volumétricos de rosca da Indumak: DR, FP, Dosador de Rosca Horizontal.

Linha de dosadores Indumak

A linha de dosadores da Indumak é completa e compatível com diferentes empacotadoras.

Entre em contato com o nosso time de especialistas para escolher o dosador ideal para o seu produto. Acesse o nosso catálogo e solicite um orçamento!

Se você está em dúvida se vale mesmo a pena investir em um dosador gravimétrico, utilize a nossa Calculadora de ROI para o Dosador Gravimétrico FG-4 para descobrir em quanto tempo o investimento se paga. Baixe gratuitamente!

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Tags: