Categoria: Empacotamento

31 de março de 2021

Como evitar danos causados por umidade em alimentos por meio da embalagem

Será que existe alguém que já escolheu a embalagem para o seu produto ao acaso? Se fez isso, sem dúvida, esse alguém se deu mal. Para dar conta de suas múltiplas funções (como proteger, conservar, informar e atrair), o invólucro precisa contemplar uma série de aspectos que vão garantir a segurança do produto e evitar perdas ou, pior, que ele chegue estragado até seu consumidor final.

Quando falamos em embalagens para alimentos, um dos principais fatores que merecem um cuidado rigoroso é em relação à sua capacidade de manter a integridade do produto durante a armazenagem e a estocagem. Para isso, a embalagem precisa driblar um problema comum de estoques e almoxarifados: a umidade excessiva.

A seguir, você verá em detalhes como evitar os danos causados pela umidade em alimentos e como escolher uma embalagem resistente para os seus produtos.

6 danos e impactos causados pela umidade em alimentos

A umidade preocupa toda a cadeia envolvida, desde a indústria até o consumidor final, pelos diversos problemas e danos que pode causar ao produto embalado.

Listamos os principais danos abaixo para você os conhecer.

Corrosão

Ambientes úmidos podem desgastar e danificar as superfícies metálicas causando a corrosão. A corrosão de estruturas metálicas começa após a oxidação. Quando já estão oxidados e corroídos, os metais ferrosos começam a gerar o hidróxido de ferro, a camada avermelhada conhecida como ferrugem.

Mofo

Com pontinhos pretos, difíceis de serem removidos, ele costuma atingir alguns itens mais suscetíveis à sua ação. Existem muitos tipos de mofos e eles crescem em diferentes níveis de umidade, mas, assim que as condições chegam a 70%, há um rápido aumento no crescimento.

Bolor

Caracterizado por manchas acinzentadas ou esverdeadas e com aspecto aveludado, ele fica em cima da parte afetada. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros.

Fungos

O mofo e bolor são compostos por microrganismos vivos chamados de fungos. Eles são responsáveis por desencadear uma série de doenças e pela decomposição de toda matéria orgânica do planeta. Os fungos se reproduzem em ambientes com mais de 70% de umidade, sem luz e com pouca ventilação.

Condensação

É a transformação da água em vapor no estado líquido. Pode ser causada por um ventilador de câmara fria, dias quentes e úmidos, por manter o produto resfriado inadequadamente, entre outros motivos. O excesso de umidade causado pela condensação ajuda no desenvolvimento de bolor, fungos e bactérias.

Bactérias

O ar úmido, que é carregado de bactérias, pode aumentar o potencial de contaminação na produção e no armazenamento de produtos, favorecendo a sobrevivência e proliferação desses microrganismos e desencadeando uma série de avarias.

Como evitar a umidade em alimentos por meio de embalagens

O tipo da embalagem é fundamental para proteção e shelf life do produto acondicionado. O mercado oferece hoje um portfólio amplo de opções para cada necessidade.

As embalagens podem ter características diferenciadas como, por exemplo, podem ser seladas a vácuo, ter acabamento transparente, mais escuro ou laminado, ser de monomaterial, com atmosfera modificada. Também podem ser impermeáveis e ter tecnologia de alta barreira, que promove maior segurança ao alimento, inibindo o crescimento de microrganismos e aumentando o tempo de comercialização e consumo do produto, além de reduzir as perdas por deterioração.

Atualmente, as embalagens flexíveis são as mais indicadas para o segmento alimentício graças aos seus diferenciais para a conservação de alimentos.

Para definir qual tipo de invólucro vai embalar seu produto, considere:

  • A umidade do alimento
  • A textura do produto
  • A proteção contra variações de temperatura
  • A resistência para transporte
  • O local de armazenamento
  • A resistência contra avarias
  • A estética

Além de você saber dos tipos de problemas ocasionados pela umidade em alimentos, você também deve se preocupar em obter o pacote perfeito, sem falhas de vedação, avaliando sempre a qualidade de todas as soldas feitas pela empacotadora automática.

Infelizmente, sabemos que muitas vezes a contaminação cruzada ocorre nos armazéns, nos transportes e até nas gôndolas dos pontos de venda do produto. Mas já existem soluções com dispositivos de microfuros instalados na empacotadora que reduzem drasticamente esse tipo de infestação.

Respeitar as normas sanitárias e manter boas práticas de armazenagem com o controle e o monitoramento de temperatura e umidade garantirá a segurança do produto com o controle de pragas e doenças na indústria.

Esperamos que essas informações ajudem você a conhecer melhor este problema que pode ser solucionado também com uma embalagem adequada, para conservar os seus produtos e evitar os danos que a umidade em excesso pode trazer para a sua empresa. Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o incrível mundo das embalagens.

 

 

 

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin