Categoria: Empacotamento, Ensacamento

15 de agosto de 2023

Higiene e segurança no empacotamento de produtos pet food

Compreender quais são as práticas para melhorar o empacotamento de produtos pet food é primordial para manter a indústria dentro do que é previsto na legislação, além de garantir a qualidade dos produtos.

Existem diversas ações que podem ser úteis. Ao aplicá-las, você consegue atingir os critérios necessários para alcançar padrões elevados de qualidade, o que auxiliará na diferenciação de mercado.

Vale destacar que é fundamental ter equipamentos que garantem precisão, qualidade e tecnologia avançada para o empacotamento de produtos pet food.

Quer saber mais sobre como atingir um padrão elevado na higiene e segurança no empacotamento de produtos pet food? Continue a leitura.

Qual a importância das medidas de higiene e segurança no empacotamento de produtos pet food?

As medidas de higiene e segurança desempenham um papel crucial na indústria de pet food durante o processo de empacotamento.

Por meio delas, é possível assegurar a qualidade dos produtos, conformidade com a regulação e diversos outros aspectos essenciais. Descubra mais detalhes a seguir!

Qualidade do produto

Investir em formas de garantir a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores é indispensável. Por meio das medidas de higiene e segurança, torna-se factível manter o alto padrão e prevenir a contaminação do alimento por bactérias, fungos e parasitas.

Esse cuidado é essencial para garantir que o alimento esteja seguro e saudável para o consumo animal. O uso de bons equipamentos e regras claras conforme as normas é fundamental para esse objetivo.

Conformidade com as regras

Existem várias normas e regulamentações na indústria de pet food. Elas são rigorosas e visam garantir a segurança dos produtos. Ao contar com boas práticas e equipamentos, é possível fazer o empacotamento de acordo com esses requisitos.

Além disso, é preciso contar com boas práticas de fabricação, a implementação de programas de controle de qualidade e a realização de testes microbiológicos regulares. A partir disso, torna-se possível manter a indústria dentro do que é previsto pela legislação.

Segurança com os produtos

Um padrão de qualidade rigoroso no empacotamento assegura que a ração seja acondicionada sem riscos de contaminação, livrando o produto de substâncias nocivas e possíveis problemas de saúde para os pets.

Ao seguir um padrão de qualidade elevado, a indústria de pet food reforça seu compromisso com a saúde e felicidade dos animais de estimação, fornecendo aos donos a confiança de que estão oferecendo a seus companheiros peludos o melhor em termos de alimentação.

Como melhorar as medidas de higiene e segurança?

Agora que você já sabe a importância das medidas de higiene e segurança, que tal conhecer boas práticas que podem melhorá-las? A seguir, destacamos várias dicas para te ajudar.

Faça a limpeza das máquinas

Para manter a higiene e segurança, é fundamental realizar a limpeza regular das máquinas e equipamentos. Elas devem ser mantidas sempre em ótimo estado de limpeza e ter boas condições de funcionamento.

Para isso, é preciso adotar práticas de limpeza regular das áreas de produção, efetuar a desinfecção dos equipamentos que fazem o empacotamento, além de remover os resíduos e ter um bom controle de pragas.

Uma boa ação que pode ajudar nesse sentido é estabelecer um cronograma de limpeza. Além disso, contar com um plano de manutenção preventiva e ter padrões de higiene bem claros vai garantir a higienização adequada.

Realize o controle de contaminação cruzada

Outra prática recomendada é a realização do controle de contaminação cruzada. Ter atenção a possíveis riscos e mitigá-los é fundamental para manter a segurança produtiva e os padrões de higiene em dia.

Nesse sentido, é preciso avaliar, durante o empacotamento, se está ocorrendo a transferência de substâncias indesejadas para as embalagens de alimentos. Esse cuidado evitará a perda dos padrões de qualidade.

Adotar práticas de limpeza regular das instalações, efetuar a separação adequada das áreas de produção e utilizar equipamentos limpos e esterilizados ajudam a prevenir a contaminação cruzada e garantem a integridade do produto final.

Tenha um bom controle de qualidade

Vale também adotar um programa de monitoramento e controle de qualidade. Esse tipo de ação ajudará a identificar erros e implementar correções de forma ágil, evitando qualquer tipo de problema.

Ainda é útil investir em revisões e atualizações contínuas no seu controle a fim de manter as práticas alinhadas com as melhores ações e regulamentações mais recentes. É importante estar ciente das mudanças nas normas e regulamentos, e implementar as atualizações necessárias.

Conte com equipamentos automáticos e adequados

Por fim, é importante ressaltar a importância de ter equipamentos de qualidade, que desempenham um papel fundamental na automação dos processos e na garantia de um empacotamento adequado e eficiente.

Ao investir em boas máquinas, que realizam processos automatizados, é possível diminuir erros e garantir que tudo seja feito de acordo com os padrões de qualidade definidos.

Existem diversas opções no mercado que podem ajudar nesse sentido, como os equipamentos oferecidos pela Indumak. Caso deseje garantir higiene e segurança no empacotamento de produtos pet food, confira como podemos te ajudar.

Por que contar com os equipamentos Indumak?

Com mais de seis décadas de tradição no mercado de empacotadoras, enfardadeiras, ensacadeiras, sistemas de paletização e encaixotadoras, a Indumak já atendeu 6.500 clientes em todo Brasil.

Durante esse período, foram desenvolvidas soluções robustas, inovadoras e eficientes devidamente alinhadas com as necessidades dos clientes.

Com uma tecnologia presente em mais de 50 países e 4 continentes, conta com uma rede de 50 assistentes técnicos no Brasil para auxiliar suas escolhas e realizar uma orientação adequada quanto aos melhores equipamentos para sua marca.

Viu como é importante adotar cuidados específicos na hora do empacotamento de produtos pet food? Desse modo, você consegue garantir a segurança e confiabilidade dos produtos, preservando a imagem de sua empresa.

Portanto, não deixe de investir em equipamentos e recursos de qualidade como os da Indumak para ter ainda mais eficiência e higiene nessa etapa do processo produtivo.

Quer contar com as inovações da Indumak para o seu negócio? Então solicite um contato e descubra quais equipamentos podem simplificar o empacotamento de produtos na sua empresa.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin