Categoria: Gestão, Processos

9 de agosto de 2023

Como aplicar a economia circular na indústria

A economia circular na indústria é um conceito cada vez mais relevante na busca por um modelo de produção e consumo mais sustentável.

Ao contrário do modelo linear tradicional, que segue o padrão extrair, produzir e descartar, a economia circular propõe a redução do desperdício e a reutilização de recursos, promovendo um ciclo contínuo de uso e recuperação de materiais.

Além de contar com diversos benefícios ambientais, essa prática colabora para a indústria ter diversos benefícios em termos de redução de custo em sua produção.

Se você quer saber como aplicar essa ideia em sua empresa e como ela pode trazer diversas vantagens competitivas, continue a leitura e confira nossas recomendações.

O que é a economia circular?

A economia circular apresenta um novo modelo de produção e consumo baseado na minimização do desperdício e na maximização dos recursos disponíveis em todas as etapas do desenvolvimento de produtos.

Nessa modalidade há um ciclo contínuo em que os materiais são reciclados e alocados de maneira eficiente dentro de outras etapas da produção. A proposta é que os produtos sejam projetados para serem duráveis, reparáveis e aplicados em diversos usos.

Assim, quando chegam ao final de sua vida útil, são recuperados e reutilizados em outro ciclo da atividade produtiva. Isso faz com que a demanda por matérias-primas seja reduzida, além de minimizar a geração de resíduos e o impacto ambiental.

Também vale destacar que a economia circular contribui para a otimização do uso de energia, água e demais recursos, ajustando a eficiência produtiva e colaborando para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis à indústria.

Quais os objetivos da economia circular na indústria?

Ao aplicar a economia circular em sua indústria, você consegue minimizar o desperdício de materiais, fazendo com que haja grande redução dos resíduos produzidos em cada etapa.

Isso envolve a adoção de práticas que visam evitar o desperdício de matérias-primas, energia e outros recursos ao longo da cadeia de produção.

Ela também é importante para maximizar a reutilização de materiais e fortalecer a reciclagem na indústria. Isso significa projetar produtos de forma que possam ser desmontados, reparados e atualizados, permitindo a extensão de sua vida útil.

Outro ponto importante é que a economia circular promove a remanufatura, na qual os produtos usados ?são desmontados, reparados, atualizados e reintroduzidos no mercado como produtos recondicionados.

Esse processo cria valor a partir de produtos que poderiam ser descartados, reduzindo a demanda por novos produtos.

Leia também: Indumak aposta na economia circular para reduzir desperdícios de matéria-prima

Como aplicar a economia circular nas indústrias?

Existem alguns passos que vão auxiliar na hora de aplicar a economia circular na sua indústria, atingindo os objetivos e proporcionando diversos benefícios. A seguir, destacamos os 5 principais.

Identifique oportunidades

Para iniciar um projeto de economia circular na indústria, é preciso entender quais são os resíduos produzidos em todas as áreas da empresa. Você pode avaliar a linha de produção, o setor administrativo para encontrar oportunidades de reaproveitamento de materiais.

Pode-se catalogar os resíduos conforme o seu grau de reciclabilidade. Ou seja, existem materiais de maior e de menor dificuldade para serem reciclados. Você pode iniciar pelos itens mais fáceis de reciclar, como plástico, metal e papel, por exemplo.

Produtos com mais qualidade

Os equipamentos automatizados são capazes de realizar tarefas precisas e repetitivas, reduzindo a possibilidade de erros.

Além disso, a automação permite a monitorização constante dos processos, o que significa que as empresas podem detectar rapidamente qualquer problema e tomar medidas corretivas imediatas.

Leia também: Automatização da linha de produção

Entenda quais produtos utilizam seu resíduo

Após a identificação de oportunidades, o próximo passo é compreender como utilizar os resíduos escolhidos.

É preciso avaliar quais são as possibilidades de substituição de recursos brutos pelos reciclados.

Por exemplo, suponha que sua empresa escolheu reciclar o plástico do setor de empacotamento e que utiliza embalagens secundárias na área produtiva.

Então, existe uma sinergia que pode gerar o reaproveitamento e o início do seu projeto de economia circular no enfardamento.

Faça apresentações do seu projeto

É preciso envolver toda a empresa na hora de aplicar a economia circular. Nesse sentido, é preciso apresentar o seu projeto para conquistar a aprovação e demonstrar que o projeto deve ser prioridade da empresa.

Para isso, ter adesão da equipe, de clientes, fornecedores e pensar em formas para comunicar a ideia por meio de um bom marketing é importante.

Como os consumidores estão demonstrando crescente preocupação com a sustentabilidade, essa pode ser uma ótima oportunidade de melhorar a imagem do negócio.

Pode-se vender a ideia também pela perspectiva de redução de custos. Para isso, é fundamental apresentar dados que demonstrem a oportunidade de diminuir as despesas por meio do reaproveitamento dos materiais.

Realize testes

Caso tenha adesão ao seu projeto, vale iniciar essa operação em uma escala menor. Esse cuidado ajudará a entender as possibilidades, implementar otimizações e garantir o sucesso na hora de aplicar a economia circular.

Por exemplo, na ideia de substituir as embalagens e utilizar material reciclado, é possível começar a aplicação em bobinas PCR (Reciclado pós-consumo).

Existem filmes com diferentes percentuais de PCR no mercado, que podem ser desde 10% até 100%. Você deverá avaliar a aplicação com o seu produto e seu equipamento.

Essa prática proporcionará o tempo necessário para ajustar as operações e garantir que todas as promessas feitas na apresentação do projeto sejam cumpridas.

Amplie a operação

Após fazer as otimizações necessárias e ter o projeto bem desenvolvido, é possível fazer ampliações e colocá-lo para rodar em uma escala maior. O mesmo pode ser feito a partir de outras oportunidades identificadas na primeira etapa.

Assim, gradualmente, você consegue melhorar as operações e garantir a aplicação da economia circular de maneira eficiente e com total adesão.

Viu como a economia circular na indústria pode trazer diversas vantagens competitivas para o seu negócio?

Por meio dessa mudança, sua empresa consegue reduzir custos, aumentar a eficiência produtiva, ficar mais competitiva e ainda melhora sua imagem no mercado ao adotar uma postura mais pró-ambiental.

Gostou do artigo e quer ter mais conteúdos de qualidade como este? Então, assine a nossa newsletter e receba novos materiais em seu e-mail.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin