Categoria: Processos

19 de janeiro de 2021

5 dicas para otimizar os processos do setor agrícola em 2021

Fundamental para a economia brasileira, o agronegócio representa mais de 20% do PIB nacional, e a estimativa é de que cresça 3% até o final de 2021, movimentando mais de 941 bilhões de reais na economia.

A previsão otimista deve mobilizar produtores rurais em busca da otimização dos processos do setor agrícola por meio de investimentos em inovação, tecnologia e conectividade para que as boas perspectivas se tornem realidade. Afinal, com um campo modernizado, os resultados e a lucratividade podem ser ainda mais surpreendentes.

A seguir, você confere nossa seleção especial com dicas para otimizar as atividades do seu negócio rural. Continue lendo!

Como otimizar os processos do setor agrícola

Adoção de um sistema de gestão rural

A administração de um negócio rural envolve uma série de atividades além da própria produção: finanças, recursos humanos, venda e distribuição. Para gerir toda essa rotina com agilidade e sem perdas, é essencial investir em um sistema de gestão rural.

Assim como os softwares desenvolvidos para grandes indústrias, um programa de gestão rural faz o controle de todo o processo produtivo coletando, organizando e cruzando dados para oferecer informações precisas sobre o andamento de cada etapa. A ferramenta reúne, em apenas um lugar, tudo o que diz respeito ao negócio, facilitando muito a administração.

Investimento em conectividade

O ano de 2020 trouxe o enfrentamento global a uma pandemia. Em todo o mundo, o comportamento do consumidor foi afetado de maneira definitiva. Para se adequarem, os produtores também estão fazendo uso de novos hábitos buscando atender as necessidades de consumo e comunicação com esse novo cliente.

Com o isolamento social, a população em geral passou a utilizar mais os meios digitais para encontrar seus fornecedores. Já os produtores rurais estão utilizando com mais frequência os canais virtuais como ferramenta tanto para comprar insumos como para comercializar sua própria produção. Esse novo momento expôs as carências estruturais do campo. Agora, em 2021, é hora de sanar todas essas deficiências preparando-se para o futuro. O produtor que não investir em conectividade ampliando a cobertura rural acabará ficando para trás.

Modernização das máquinas e implementos agrícolas

A melhoria de equipamentos que preparam o solo, semeiam e transportam, entre outras atividades fundamentais, otimiza o rendimento e contribui para a expansão do mercado, uma vez que produzir com mais eficiência é produzir mais. Manter máquinas desatualizadas é ter de lidar, diariamente, com riscos de paradas por panes e lentidão.

Reduzir custos, aumentar a produtividade e agilizar as atividades realizadas no campo estão entre as principais vantagens que a modernização de máquinas e implementos agrícolas vai garantir ao seu empreendimento rural, além de garantir mais segurança aos operadores.

Verticalização da produção

A estratégia de verticalização da produção permite maior controle de qualidade, redução de custos e concentração de lucros. Isso porque verticalizar significa dominar todas as etapas de produção, ou seja, o produtor rural semeia, colhe, transforma, beneficia, embala e comercializa seus produtos, eliminando intermediários e agregando muito mais valor às suas mercadorias.

O método também dá mais liberdade e amplia a possibilidade de diversificar a criação ofertando diferentes produtos ao mercado. Porém, para adotar a estratégia, é preciso planejar e buscar capacitação especializada e técnicas de produção. O apoio de entidades rurais locais, neste momento, é muito valioso para orientar a implementação da verticalização.

Automatização do processo de ensacamento

Um dos processos do agronegócio que merece especial atenção é o armazenamento dos insumos. Ele interfere diretamente na conservação do produto e na agilidade para que a mercadoria chegue até a etapa de distribuição.

Nesse sentido, investir na automação dessa etapa é fundamental inclusive para eliminar desperdícios, economizar em mão de obra e proteger colaboradores de problemas ergonômicos. Em locais onde o ensacamento e a paletização são manuais, é preciso diferentes operários para fazer o abastecimento do saco, movimentá-los, armazená-los e recomeçar tudo novamente.

Com a automação desse processo, os equipamentos como as ensacadoras Indumak fazem automaticamente todo o processo, garantindo precisão no peso do pacote e redução significativa de desperdícios.

Conheça as Ensacadoras Automáticas Indumak: a solução para o setor agrícola

As ensacadoras automáticas Indumak são equipamentos que pesam e enchem a quantidade necessária de produto no saco de válvula de maneira eficiente e com opções de tecnologia de sopro, de rosca, boca aberta ou big bag.

Elas foram desenvolvidas para ensacar sementes, peletizados, granulados, farelados e pós e atendem a diversos tipos de sacos valvulados, como: ráfia, craft e plásticas, com válvulas topo, manga interna e externa, 45 graus e laterais.

Para conhecer as opções de financiamento e levar a automação do ensacamento para o seu agronegócio, solicite um orçamento ou deixe uma mensagem que nós entramos em contato com você.

COMPARTILHE:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin